CNI

Educação de ponta: SENAI oferta 9,3 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 28 de junho de 2024

Candidatos podem escolher entre eletroeletrônica, informática, biotecnologia, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais e muito mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 9.362 vagas em cursos gratuitos e pagos em várias unidades da federação. Há oportunidades presenciais e on-line em cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, aprendizagem industrial e outros.

Pessoas interessadas em estudar no SENAI contam com muitas opções de áreas de conhecimento, como qualidade e segurança do trabalho, mecânica de refrigeração e climatização, informática para internet e redes de computadores, desenvolvimento de sistemas e automação industrial.

Confira os detalhes das vagas em cada estado:

Bahia

O SENAI-BA tem vagas disponíveis para cursos técnicos de biotecnologia, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais, qualidade e segurança do trabalho e muito mais. São 7.350 vagas, sendo 1.070 bolsas gratuitas para estudantes que tenham obtido 500 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023, que declararem baixa renda e atendam a outros requisitos previstos no edital do processo seletivo.

O processo seletivo oferece bolsas de estudo para cursos presenciais e semipresenciais em 12 cidades. As inscrições podem ser feitas até 3 de julho, no site do SENAI-BA.

Maranhão

SENAI-MA tem vagas disponíveis para cursos como: técnico em automação industrial, técnico em edificações, instalador de sistemas fotovoltaicos, excel básico, programador full-Stack e tantos outros. Ao todo são 1.250 oportunidades, sendo 1.175 vagas em 47 cursos presenciais nos períodos vespertino e noturno e 75 vagas para 3 cursos na modalidade semipresencial. Para mais informações, acesse o site do SENAI-MA.

Paraíba

O SENAI-PB tem vagas disponíveis para cursos como: mecânico de refrigeração e climatização, soldador, eletricista industrial, informática para rotinas do trabalho, planejamento e gestão da produção na construção civil e tantos outros. Ao todo são 672 vagas, sendo 621 delas em cursos presenciais nos períodos matutino/vespertino e 51 vagas na modalidade EaD (Educação a Distância)/Habilidade Técnica. Para mais informações, acesse o site do SENAI-PB.

Sergipe

O SENAI-SE tem vagas disponíveis para cursos técnicos de nível médio em eletroeletrônica, informática para internet e redes de computadores. Ao todo são 90 vagas, apenas na modalidade EaD. A vantagem é que o aluno irá assistir às aulas na internet no momento em que preferir e realizar aulas práticas presenciais. Para mais informações acesse, o Instagram do SENAI-SE.

SENAI é referência em educação profissional na América Latina

O SENAI é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano.

Em 82 anos de história, formou mais de 88,7 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.

Sobre o levantamento quinzenal de vagas

Agência de Notícias da Indústria faz um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Para tirar dúvidas ou obter mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado.