Compartilhar

Paraíba

Educação STEAM: Congresso realizado pelo SESI Paraíba reunirá especialistas internacionais

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de novembro de 2021

O evento será realizado na modalidade online, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola SESI PB no YouTube (youtube.com/escolasesipb) e é voltado para profissionais da educação, gestores, estudantes e pesquisadores.


Com a proposta de expandir os conhecimentos sobre educação na perspectiva da ciência, pesquisa e inovação, focando em temáticas relevantes como a abordagem STEAM, a gestão das escolas, e as práticas pedagógicas, bem como para apresentar os projetos científicos da Rede Escola SESI Paraíba, o Serviço Social da Indústria realizará nos dias 23 e 24 de novembro, o I Congresso Internacional de Educação STEAM da Paraíba, com o tema Ciência, Pesquisa e Inovação.

O evento será realizado na modalidade online, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola SESI PB no YouTube (youtube.com/escolasesipb) e é voltado para profissionais da educação, gestores, estudantes e pesquisadores.

A programação terá inicio no dia 23, às 18h, com a palestra internacional sobre o tema “Abordagem STEAM numa perspectiva para uma educação inovadora", com o  educador, antropólogo e pedagogista português, José Pacheco, que é um crítico do sistema tradicional de ensino, e grande dinamizador da gestão democrática na educação.  

Pacheco é fundador da Escola Ponte, nas proximidades da cidade do Porto, que foi criada em 1976, inspirando muitos educadores com um modelo inovador de ensino e gestão, marcado pela ausência de salas de aula, séries, disciplinas e aulas propriamente ditas. Tudo acontece em pequenos grupos para permitir que os alunos manifestem suas curiosidades e aprendam a partir delas.

Dentro da programação, acontecerá também uma palestra sobre “Pesquisa Científica como possibilidade de projeto de vida", proferida por Márcia Barbosa, que é física, professora universitária e pesquisadora.

Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Márcia é defensora da ciência brasileira e de uma maior inclusão das mulheres nas ciências, em especial as Exatas

O Congresso tem continuidade no dia 24, às 09h, com uma palestra sobre "Inovação e o profissional do futuro", com Arthur Igreja, autor do livro sobre inovação “Conveniência é o nome do negócio”, e cofundador da plataforma AAA, com Ricardo Amorim do Manhattan Connection.

Haverá ainda uma palestra sobre "Humanização nas práticas pedagógicas", com o psicólogo Rossandro Klinjey. Palestrante, escritor, e um fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de 150 milhões de visualizações. Em seguida Adrian Ighan, especialista da Inglaterra, fala sobre "Inovação e Gestão Escolar”.

No turno da tarde, às 14h, o gerente de Executivo de Educação do Departamento Nacional do SESI, Wisley Pereira vai falar sobre o "SESI como referência no Novo Ensino Médio". Na sequência acontecerá um painel sobre o tema “Inovação e Transformação Digital", com Luciano Meira, que é coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é cofundador no Porto Digital (Recife), e também fellow do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, Stanford University.

A programação do I Congresso Internacional de Educação STEAM da Paraíba será encerrada com apresentações das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Iniciação Científica da Escola SESI, que serão feitas por professores da instituição.

Para se inscrever no evento, acesse o link: https://www.sympla.com.br/conisteam__1413476

Outras Notícias