Empresa Platina Mineral Ltda receberá certificação do SENAI

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 05 de julho de 2007

A empresa paraibana responsável pela fabricação e distribuição da Água Mineral Platina receberá em b

Àgua mineral: alimento popular fabricado com segurança e qualidade
Àgua mineral: fabricação com segurança e qualidade
Em breve, a empresa paraibana fabricante da Água Mineral Platina, localizada na Rodovia BR 230 KM 43, no município de Santa Rita, aproximadamente 10 KM da capital João Pessoa, receberá a certificação de “Implantação de Boas Práticas de Fabricação” emitido pelo SENAI  em parceria com o  SEBRAE através do Programa Alimentos Seguros – Segmento Indústria.

O processo de implantação de Boas Práticas de Fabricação está sendo  orientado por técnicos e consultores do SENAI e SEBRAE da Paraíba.

A adoção das ferramentas do PAS, a exemplo de “Boas Práticas de Fabricação” é fundamental para o aumento da competitividade da empresa, além de garantir a segurança e qualidade dos produtos que são fabricados e, posteriormente, distribuídos para comercialização dentro ou fora do Estado. Essa adoção é considerada uma questão de sobrevivência para as empresas, uma vez que o mercado e os próprios consumidores estão cada vez mais exigentes.

A ferramenta de “Boas Práticas de Fabricação” abrange um conjunto de medidas um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária conforme os regulamentos técnicos dos produtos alimentícios. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos, como acontece também com a água mineral.

Para que o consumidor compreenda melhor a lei, vale salientar

SEGURANÇA
Àgua saudável requer cuidados essenciais em todo o processo
que a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) referente à água mineral natural obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas, determina que todos os procedimentos obrigatórios adotados pelos estabelecimentos industriais e comerciais devem ser cumpridos a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária.

Nesse sentido,  a empresa deve estar atenta ao funcionamento de todo o processo desde a coleta da água através da fonte ou por extração subterrânea, envolvendo inclusive a  canalização, identificação de agentes contaminantes e nocivos a saúde humana, desinfecção do produto, embalagem, envase (operação que compreende o enchimento e a vedação com tampa da embalagem com água mineral natural), equipamentos utilizados no processo, filtração, gaseificação, higienização, industrialização, limpeza na remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, cuidados com o manipulador de alimentos, entre uma série de outros cuidados essenciais para a empresa receba a certificação de “Boas Práticas de Fabricação”.

Outras informações ligue () 3331-0290 ou entre em contato com a empresa certificada pelo telefone () 3229-8000.

Fotos/Créditos: www.ojodigital.net/

www.metaserv.com.br