Paraíba

Empresários do setor privado e SENAI doam máscaras de Ventilação Não Invasiva para Secretaria de Saúde do Estado

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 23 de agosto de 2021

A máscara VNI, consiste em um método para ajudar na respiração

Foto/Créditos: SECOM PB

Ao longo da Pandemia, o SENAI da Paraíba tem colaborado para o enfrentamento da Covid-19, produzindo insumos e doando EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e equipamentos para a rede hospitalar do Estado.

Nesta segunda-feira (23), o diretor Regional do SENAI/PB, Euler Sales, entregou juntamente com representantes do grupo Motirõ Saúde, 100 máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI) para a Secretaria de Saúde da Paraíba. Os equipamentos feitos com máscaras de mergulho full face adaptadas serão utilizados na rede hospitalar do Estado.

O Motirõ Saúde é um grupo de profissionais de diversas áreas, focado na construção de soluções técnicas de baixo custo e alto impacto e em oferecê-las gratuitamente para o tratamento da Covid-19. O projeto tem, em sua maioria, engenheiros como integrantes, mas participam também empreendedores e profissionais da saúde.

As máscaras doadas foram todas montadas por técnicos da Matrizaria da Unidade CITI/CAM do SENAI localizada em Campina Grande. “Estamos muito felizes em poder contribuir mais uma vez para o enfrentamento da Covid-19, dessa vez oferecendo mais uma alternativa de tratamento para os pacientes com síndrome respiratória aguda grave. O SENAI/PB através da Iniciativa + Proteção vem contribuindo de forma preponderante para levar mais benefícios aos pacientes internados com a doença, sendo um ganho enorme para toda a população”, comentou, Euler Sales, diretor Regional do SENAI/PB.

O diretor Regional do SENAI da Paraíba ressaltou o apoio do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba para que a doação das máscaras VNI fosse viabilizada.  “Essa doação só foi possível graças ao apoio do presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (SindalcoolPB), Edmundo Barbosa, que fez a interlocução entre o grupo Motirõ Saúde e o SENAI/PB. Através disso, a Indústria colaborou ainda para que a Escola de Saúde Pública da  Paraíba realizasse um treinamento de 120 profissionais da rede de  saúde na utilização dessas máscaras para reduzir o número de pacientes com indicação de intubação. As máscaras tem evitado óbito de 6 em cada dez pessoas com mais de 50% de comprometimento pulmonar", ressaltou Euler Sales.

Para a concretização da doação da tecnologia, empresários paraibanos e médicos aderiram a uma campanha iniciada por voluntários da Motirõ Saúde para a doação de máscaras VNI (Ventilação Não Invasiva). “Gostaria de ressaltar o nosso agradecimento ao SENAI/PB  por toda a colaboração dada ao projeto através dos seus gestores e suas equipes  que não mediram esforços para completar a montagem das máscaras. O apoio da Indústria estimulou a Escola de Saúde Pública da Paraíba no treinamento de 120 profissionais de saúde na utilização dessas máscaras para reduzir o número de pacientes com indicação de intubação e isso nos traz muita satisfação”, disse Edmundo Barbosa, presidente do Sindalcool/PB.

A máscara VNI, consiste em um método para ajudar na respiração, através de aparelhos que não são introduzidos no sistema respiratório, como é o caso da entubação. O método funciona facilitando a entrada de oxigênio pelas vias aéreas devido à uma pressão de ar, que é aplicada com auxílio de uma máscara, que pode ser facial ou nasal.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a máscara de VNI se tornou um elemento fundamental no manuseio de pacientes internados em enfermarias. Ele explica que ao longo da pandemia foi observado que os métodos não invasivos salvavam vidas e, em função disso, os protocolos de atendimento foram modificados com os conhecimentos adquiridos.

Desde o início da pandemia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) têm realizado ações importantes para o combate e controle da Covid-19, com a produção de EPI’s, máscaras e face Shields, Túnel de Desinfecção e álcool em gel para o enfrentamento da pandemia. A instituição realizou ainda a manutenção de respiradores de ventilação mecânica colaborando com a rede hospitalar da Paraíba.