Empresas da PB serão beneficiadas por Programa de Financiamento

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 27 de janeiro de 2012

Uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Corporação Interamericana de Investimentos (CII) vai auxiliar pequenas e médias empresas a identificarem os problemas que dificultam o acesso aos financiamentos de bancos e agências de fomento. Trata-se do Programa “Financiamento Inovador de Empresas de Pequeno e Médio Porte” (Finpyme), que será lançando em julho desse ano na Paraíba, Pernambuco e Ceará. A Coordenação Estadual do Programa será realizada pelas federações das indústrias dos Estados participantes.

Mesmo antes de seu lançamento oficial, as ações do Finpyme já foram iniciadas na Paraíba. Nessa quinta-feira, 26/01/2012, assessores da FIEP se reuniram com representantes do Programa para articular as primeiras atividades no Estado. A reunião aconteceu no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC), em Campina Grande. Na oportunidade, os participantes do encontro também realizaram uma visita às instalações do CTCC, que hoje é referência nacional em tecnologia do calçado.

De acordo com o Gerente-Executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a previsão é de que 40 empresas paraibanas sejam beneficiadas pelo Finpyme. Segundo ele, entre os principais problemas para as empresas obterem empréstimos para capital de giro ou investimento está a falta de organização, sobretudo, na contabilidade e nas finanças. “Essa organização é necessária para dar mais segurança ao agente financeiro, o que facilita o empréstimo”, comentou.

As empresas interessadas em participar do Programa devem ter faturamento de, no mínimo, US$ 500 mil e obedecer à legislação trabalhista e ambiental. O objetivo da CNI é estender o projeto para os demais Estados e o Distrito Federal, a partir de parcerias com outras instituições financeiras, como o Banco do Nordeste e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já mostraram interesse na iniciativa.

No futuro, a CNI também ajudará empresas a resolverem os problemas apontados nos diagnósticos e desenvolver projetos para obtenção de recursos com agentes financeiros. Além disso, o Programa deverá ser incluído nos serviços de consultoria prestados pelos núcleos de acesso ao crédito que serão instalados em federações de indústrias a partir deste ano.

As empresas paraibanas interessadas em participar do Finpyme deverão procurar a FIEP para realizar sua inscrição a partir de março.

Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5300

Fotos: Thiago Marques