CNI

Empresas e instituições se reúnem no movimento #SolidariedadeContagia

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de maio de 2020

Movimento potencializa esforços de boas práticas no combate à COVID-19

Em uma nova iniciativa para minimizar os impactos da pandemia nas comunidades do Vale do Aço, a Usiminas, em parceria com entidades e poder público de Ipatinga, lançou ontem o movimento #SolidariedadeContagia.

A ação reúne parceiros como a Prefeitura Municipal (PMI), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) do Vale do Aço, Associação Comercial e Industrial de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e conta com a participação, também, da Fundação São Francisco Xavier e apoio do Instituto Usiminas.

Entre os objetivos do movimento está a utilização da capacidade de mobilização de cada um dos envolvidos para levar uma mensagem de responsabilidade coletiva no enfrentamento à covid-19 e suas consequências econômicas. A proposta é que os integrantes da iniciativa abram espaço para a divulgação de bons exemplos de mobilização coletiva observados na região para que mais pessoas possam se inspirar e agir de maneira solidária.

#SolidariedadeContagia possui uma página na internet, que estará em constante atualização para divulgar, reunir ações já realizadas e ampliar a rede coletiva de auxílio mútuo.

Para o diretor da Usina de Ipatinga, Américo Ferreira Neto, o movimento é mais uma ação que se soma a diversas outras que vêm sendo adotadas pela empresa e parceiros desde o início da pandemia.

“Dar visibilidade aos bons exemplos de atitude responsável e conectar iniciativas que possam contribuir com quem está precisando de algum tipo de auxílio ou tem um pequeno negócio é mais uma forma de integrar a empresa ao esforço coletivo que vem sendo feito para minimizar os impactos na saúde de todo mundo e na subsistência de muitas pessoas”, afirma o diretor.

Segundo Américo, o #SolidariedadeContagia tem um papel importante especialmente nesse momento em que as autoridades públicas de todo o país começam a discutir formas de relaxamento na política de distanciamento social. “Mais do que nunca, as pessoas precisam ter informação de qualidade e acesso fácil a alternativas de proteção, cuidados com a saúde e a novas formas de comércio e prestação de serviços. Isso que nos motivou a investir esforços também nessa iniciativa”, esclarece.

“Temos duas frentes de batalha, que é a preservação da saúde das pessoas e a da economia. A defesa da saúde é inegociável, mas a frente da retomada econômica precisa ser feita com todo cuidado e responsabilidade”, completa.

Iniciativa coletiva

Durante o lançamento do movimento, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha ressaltou que o movimento é muito importante e um presente para a cidade em seu aniversário de 56 anos. “Temos um desafio de equilibrar as diferentes necessidades, tendo o compromisso com a vida em primeiro lugar. Ipatinga não irá relaxar com os cuidados e seguiremos agindo com responsabilidade para vencermos essa crise”.

“A Usiminas é um parceiro de primeira ordem do município e já vinha apoiando outras iniciativas como a higienização de ruas e a distribuição de cestas básicas para comunidades mais impactadas”, acrescenta.

Para os representantes da CDL e Aciapi, Amaury Gonçalves e Cláudio Zambaldi a mobilização é importante para que todos possam contribuir para os esforços contra a pandemia. Zambaldi destacou que a crise atual é uma das maiores já enfrentadas pelo comércio. “É papel de cada empresário se mobilizar, seguir os protocolos e reforçar, diariamente, com suas equipes os cuidados necessários para a manutenção das atividades", aponta.

O presidente da FIEMG Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, lembrou que o #SolidariedadeContagia é mais um bom exemplo das ações conjuntas que vem sendo desenvolvidas em diferentes áreas.

“É muito importante manter um trabalho em sinergia e discussão conjunta entre as empresas para que possamos ter sucesso nos esforços de retomada econômica”, afirma Gaggiato.

Inicialmente, estão sendo contempladas ações de municípios do Vale do Aço. A expectativa é que o #SolidariedadeContagia possa ser ampliado para outras cidades onde as empresas Usiminas estão presentes.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.