Compartilhar

Brasil

Encontro virtual starta ações de fortalecimento do polo de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo na cidade de Sousa e região

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 28 de maio de 2021

Proposta é fortalecer o perfil empreendedor e a criação de negócios

Empresários e agentes de inovação da área de empreendedorismo, representantes de 10 instituições da cidade de Sousa e região, participaram de um encontro, no último dia 20, no polo de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo, em Sousa, na Paraíba, com a finalidade de fomentar a geração de negócios e patentes na região. 

A reunião, que aconteceu de forma online, contou com a participação de membros da área de Inovação de entidades como a FAPESQ-PB e as universidades públicas UEPB e UFCG. Na ocasião foi apresentado um cronograma de ações que serão realizados para fortalecer o polo, e uma divisão das atividades para identificar como cada uma das instituições envolvidas vai contribuir dentro do ecossistema.

Entre as ações que serão realizadas estão o mapeamento e a identificação do papel dos stakeholders, a determinação do comitê gestor do polo de Sousa, e a definição de um cronograma de processos e desenvolvimento de uma metodologia operacional.

 “Sousa está geograficamente bem posicionada e tem se desenvolvido a passos largos. O polo seguramente vai promover desenvolvimento econômico inovador em toda a região. Moro em Catolé do Rocha, e sou coordenador de Empreendedorismo da UEPB através da INOVATEC, sempre torci para que o ecossistema de inovação da região se desenvolvesse, acredito que essa será uma peça chave para esse processo”, comentou o professor Josemir Moura, da UEPB.

O professor que é coordenador de Empreendedorismo da UEPB, e atua na área desde 2015, acompanhou a reunião e destacou a importância do encontro virtual com representantes do ecossistema. “Sei que teremos grandes desafios pela frente, mas com essa ação de engajamento do SENAI, estamos começando o processo de fortalecimento do polo, da forma correta. O mapeamento dos stakeholders e essa reunião inicial foram cruciais para que tenhamos um bom começo”, disse.

O diretor Regional do SENAI da PB, Euler Sales, falou da colaboração que a instituição tem dado para a consolidação da cultura de empreendedorismo e inovação no estado. “O SENAI PB tem participado ativamente do ecossistema de inovação, buscando incentivar a criação de uma cultura de empreendedorismo e inovação na Paraíba. Este evento se constitui em uma oportunidade de estarmos todos juntos neste propósito, pois iremos reunir diversos atores de inovação com o objetivo de contribuir com os empreendedores da região na construção e desenvolvimento da inovação em seus negócios”, disse.

A proposta é fortalecer o perfil empreendedor, ampliando o surgimento de novos negócios, e para isso acontecerão novas reuniões com objetivo de mapear o target. Também será criado um cronograma de ações, visando contribuir com a criação de soluções advindas do investimento em pesquisa aplicada.

Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones: (83) 2101-5424 ou 98885-0051.

Outras Notícias