Paraíba

Equipe do SENAI realiza visita técnica na usina solar fotovoltaica Angico e Malta no sertão da PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 28 de outubro de 2021

A usina solar fotovoltaica Angico e Malta tem capacidade instalada de 54,4 MW e pertence a empresa Proton Energy

Representantes do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM do SENAI da Paraíba estiveram nesta quarta-feira, 27/10, no sertão da Paraíba, onde visitaram a Usina Solar Fotovoltaica Angico e Malta, que fica localizada entre os municípios de Malta e Condado.

Participaram da visita técnica, os instrutores das áreas de Energias Renováveis, e Eletrotécnica do CITI/CAM, Izaac Amorim, Othon Demy e Tarcísio Oliveira, o gerente Gustavo Andrade, e a consultora em Tecnologia do SENAI, Fátima Vieira.

Na ocasião, eles puderam conhecer as instalações internas e externas da usina, como a sala de controle e gerenciamento, a subestação de energia elétrica, as tecnologias dos módulos fotovoltaicos com o Tracker Solar (equipamento de maximização da produção de energia por meio do rastreamento da posição do sol), entre outros instrumentos e equipamentos específicos, como a inspeção termográfica dos módulos por meio de drone profissional.

A usina Solar Fotovoltaica Angico e Malta tem capacidade instalada de 54,4 MW e pertence a empresa Proton Energy. Toda a geração de energia da usina é injetada na rede de transmissão para ser comercializada por grandes empresas da Paraíba.

E toda a operação e manutenção do local, é realizada por profissionais técnicos  contratados pela empresa Siemens, que residem em cidades circunvizinhas e trabalham na usina, comprovando que a mão de obra local está sendo aproveitada pelo setor que está em pleno processo de expansão no estado.

Informações sobre os cursos oferecidos pelo SENAI, no CITI/CAM, em Campina Grande, na área de Energias Renováveis podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182- 0227.