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Paraíba

Escola SESI João Pessoa recebe projeto ‘Na real, Brasil’ e debate sobre a importância de não consumir álcool na adolescência

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 07 de outubro de 2025

Estudantes do ensino médio assistiram a um filme, que mostrou como o consumo de bebidas alcoólicas impacta de forma negativa a vida dos jovens.


O projeto “Na real, Brasil” na Escola SESI João Pessoa

 

A Escola SESI João Pessoa recebeu, na manhã desta terça-feira (7), o programa "Na real, Brasil". O debate promovido pelo projeto, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do não consumo de álcool na adolescência, foi destinado aos estudantes do ensino médio da unidade.

A atividade reuniu os alunos na área de convivência da escola e começou com a exibição de um curta-metragem. O filme contou a história de três jovens amigos que sofreram consequências negativas provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, durante o evento, os estudantes e a mediadora do programa conversaram sobre o que a legislação brasileira diz sobre o assunto, os impactos prejudiciais do álcool para o organismo, aos estudos e também para o convívio familiar.

 

 

Para a diretora da escola, Débora Sales, a atividade representou um momento importante de conscientização para as turmas.

“É importante trazer temas relevantes da fase da adolescência, que venham realmente a auxiliar, de forma interativa, divertida e na linguagem deles. Somos frutos de nossas escolhas. Espero que tenham gostado desse momento de parar para pensar mesmo”, reforçou.

Já Gilvana Fernandes, que é facilitadora do programa, explicou que o projeto é global, atende 38 países e está presente em 11 estados brasileiros. De acordo com ela, a iniciativa tem alcançado bons resultados.

“Atendemos a adolescentes dos 12 aos 17 anos com essa mensagem de conscientização, mostrando como isso é prejudicial e atrapalha projetos de vida. Essa mensagem está sendo muito bem aceita por onde passamos. Com isso, os jovens podem tomar decisões mais assertivas”, destacou.

Por fim, a estudante da 1ª série do ensino médio, Luíza Araújo, definiu a manhã como um momento de aprendizado e desenvolvimento.

“É uma atividade fundamental, principalmente para a gente que está nessa fase da adolescência, de amadurecer o nosso pensamento do que é certo e o que é errado. A gente precisa ter essa consciência porque é uma coisa que vai interferir muito no nosso futuro, na forma com que a gente vai conseguir avançar na nossa vida", concluiu.


Texto/Colaboração | Iara Alves

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