Compartilhar

Especialistas debatem Ergonomia e a Medicina do Trabalho durante Simpósio na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de outubro de 2018

Aberto na tarde desta segunda-feira, pelo vice-presidente da FIEP

Foi aberto na tarde desta segunda-feira, 22/10, pelo vice-presidente da FIEP, Magno Rossi, o Simpósio SESI Saúde e Segurança para Indústria. O evento que está na 3ª edição, tem como tema “Benefícios para o trabalhador e resultados para a empresa com o advento do eSocial”, e contou com a presença do superintende do SESI da Paraíba, Sérgio Alencar.


A programação começou com uma palestra sobre o tema “Prevenção de Acidentes do Trabalho: O Fator Ergonomia”, proferida pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Rogério Luiz Mora de Oliveira.


Mestre em Ergonomia, Rogério Luiz apresentou os conceitos básicos e tipos de Ergonomia, e lembrou que a fadiga, muitas vezes relevada no ambiente de trabalho, é responsável por gerar acidentes de diversas naturezas. “A Cultura de Segurança nas empresas, muitas vezes não leva em consideração a Ergonomia como um fator de risco, e isso acaba gerando acidentes, que poderiam ter sido evitados. O empresário tem que entender que a Cultura de Segurança é sinônimo de atenção no momento certo, ou seja, é preciso ter um olhar crítico sobre o ambiente laboral, observar cada detalhe para evitar as consequências provocadas pelos acidentes”, enfatizou.


Ainda dentro do Simpósio, os participantes acompanharam uma palestra sobre “”Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria: Uma Atenção ao Presenteísmo e Absenteísmo, proferida pelo médico Ernst Ludwig Scheneider.


Ernst falou sobre as ferramentas de gestão da saúde e segurança nas empresas, mostrou que há dois tipos de risco no ambiente de trabalho, o previdenciário e o ocupacional que exigem medidas preventivas distintas, um exige um controle do trabalho em si, já o outro necessita de um suporte social. “Nesta perspectiva entendo que a gestão de saúde nas empresas é um problema vicioso, e portanto, precisa de abordagens especiais para entendimento e intervenção”, explicou, Ernst Ludwig. 


A programação da tarde foi encerrada com um debate, mediado por Grácia Elisabeth Fragalá, que é gestora de Segurança e Saúde em empresas de grande porte, que respondeu junto com os palestrantes os questionamentos do público, em relação aos temas abordados na programação.


O Simpósio terá continuidade, logo mais às 18h30 com o lançamento da Plataforma SESI VIVA +: facilidade para o Atendimento das Demandas Legais relacionadas a Segurança e Saúde do Trabalho e ao eSocial da Sua Empresa.


A programação contará com a participação do representante do SESI Nacional, Emmanuel Lacerda.


Clique Aqui e acesse a programação completa do Simpósio.

Outras Notícias