Compartilhar

Paraíba

Especialistas debatem segurança, saúde e bem-estar durante Seminário Abril Verde na FIEPB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 25 de abril de 2024

Durante a programação aconteceram ainda homenagens a profissionais que trabalham com Saúde e Segurança do Trabalho


Na abertura do Seminário Abril Verde, na noite desta quinta-feira, 25, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, em Campina Grande, a presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Vidros em Geral do Estado da Paraíba – SINDVIDROS/PB, Nelma de Freitas Pires Cavalcanti, que na ocasião representou o presidente da Federação, Cassiano Pascoal Pereira Neto prestou homenagens a representantes do Sindicatos dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nelma Pires entregou certificados de Reconhecimento ao técnico em segurança do trabalho e idealizador da Campanha Abril Verde, Nivaldo Barbosa, ao médico José Ribamar Gomes, auditor fiscal do MTE, e ao presidente da AEST-PB, Fábio Fernandes, pela contribuição que deram para ambientes de trabalho mais seguro e saudáveis. E na ocasião, ela ressaltou a importância da Campanha Abril Verde.

“Essa iniciativa é de extrema importância, não é por acaso que a Campanha Abril Verde acontece a uma década, porque precisamos entender que a saúde e a segurança do trabalhador é o pilar de representatividade maior em qualquer empresa, de qualquer segmento. Ter um colaborador saudável e seguro, é sinônimo de uma empresa produtiva, e que colabora com o crescimento econômico e social”, disse.

Após a homenagem, foi realizado um debate sobre o tema: Segurança, Saúde e Bem-Estar: Os pilares da Qualidade de Vida”, contando com a participação de Migliane Mello, engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI Nacional, Marcos Antônio Ferreira, procurador do MPT e da psicóloga e Secretária Executiva de Saúde Mental do Município de Campina Grande, Lívia Sales.

“O SESI tem dedicado muito do seu tempo, em função da saúde e segurança do trabalhador, buscando soluções que sejam viáveis, sejam tecnológicas ou operacionais para que a gente possa fazer ambientes mais saudáveis e promover a saúde e segurança do trabalhador”, afirmou a representante do SESI Nacional.

Já o procurador do MPT, Marcos Antônio Ferreira reforçou a importância do diálogo entre as instituições para reforçar a cultura da prevenção.

“Para que nós possamos mudar, e consolidar essa cultura de prevenção, o dialogo interinstitucional é fundamental, por isso que o SESI está de parabéns, porque a partir de eventos como este, nós podemos juntar diversos órgãos e entidades da sociedade civil, para discutir e debater e refletir as alternativas para garantir cada vez mais ambientes de trabalho hígidos e seguros”, disse o procurador do MPT.

Para a psicóloga e secretária executiva de Saúde Mental do município de Campina Grande, inserir no debate do Abril Verde, o bem-estar emocional, é algo excepcional. 

“Trazer a Saúde Mental para o Abril Verde, de fato é uma iniciativa extraordinária porque a gente não pode deixar de pensar nessa totalidade quando se fala de bem-estar, trazendo além do acidente de trabalho, a questão da prevenção em saúde mental. Então parabenizo essa sensibilidade, pois temos aqui um auditório com profissionais das mais diversas áreas para discutir esse assunto que é tão importante e sensibiliza muitas vidas e pessoas”, ressaltou.

Outras Notícias