Compartilhar

Paraíba Educação

Especialistas do SENAI da Paraíba participam de ação no estado do Tocantins

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 05 de maio de 2022

Esta ação engloba uma série de apresentações sobre a utilização da Saga SENAI de Inovação na Metodologia da Educação Profissional.


Entre os dias 02 e 06 de maio, o supervisor de Estratégias Educacionais do Departamento Regional da Paraíba, Thiego Brandão, e o instrutor do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, Gabriel Gonçalves, estão desenvolvendo uma capacitação no estado do Tocantins, para apresentar os indicadores da Saga SENAI de Inovação e sensibilizar as unidades da instituição, no estado, para uma atuação focada no desenvolvimento da metodologia através dessa iniciativa.

Devido sua expertise no desenvolvimento de projetos e ações relacionadas a Saga SENAI de Inovação, o SENAI da Paraíba tem sido referência para outros departamentos, como é o caso do SENAI do Tocantins, que contratou a equipe da Paraíba para o desenvolvimento dessas ações.

Dentre as atividades, Thiego Brandão e Gabriel Gonçalves participaram de uma reunião com a equipe pedagógica e gestores das unidades escolares do SENAI do Tocantins para detalhar os indicadores da Saga, apresentando o sistema utilizado para avaliação das escolas e departamentos regionais.

Além dessa exposição, eles apresentaram a Metodologia SENAI de Educação Profissional e como ela, através da utilização da Saga, pode impactar de forma positiva na prática do ensino-aprendizagem e como isso pode alterar os indicadores e o percentual de evasão escolar. A equipe da Paraíba realizou ainda uma palestra voltada para os alunos com o intuito de divulgar os editais da Saga SENAI de Inovação, onde falaram sobre a importância da criatividade e do desenvolvimento de soluções.

O SENAI possui a Inovação como base da sua metodologia, e para o diretor regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales, é necessário buscar formar profissionais que estejam preparados para buscar soluções de problemas enfrentados pelas indústrias, e dessa forma as unidades do SENAI desenvolvem ambientes propícios à inovação, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

“A inovação é uma cultura que já está intrínseca nas principais ações do SENAI, especialmente na área de Educação. Nós buscamos formar profissionais que estejam preparados para observar o mundo de uma maneira diferente e essa excelência que preconizamos no ensino profissional do SENAI está intimamente relacionada à cultura de inovação”, disse Euler de Souza Sales, diretor regional do SENAI da Paraíba.

A Saga SENAI de Inovação é uma iniciativa em que os alunos, com o apoio dos docentes, desenvolvem soluções inovadoras para demandas reais da indústria brasileira. O objetivo é gerar no aluno a capacidade de superação de desafios e promover a troca de experiências e ideias que oportunizam uma maior aprendizagem, através de networking, além de inspirar ações empreendedoras que colaboram no engajamento e na preparação dos alunos, além de promover a criatividade e a inovação.

A iniciativa é composta por 3 fases, o Grand Prix de Inovação, onde cada equipe tem 24 horas para desenvolver ideias e propostas de soluções para os desafios apresentados pelas empresas, o Desafio SENAI de Projetos Integradores, que tem uma duração de 6 meses, onde as equipes precisam desenvolver soluções funcionais para os problemas estudados, e o Inova SENAI, que desafia os discentes e docentes a desenvolverem produtos e processos inovadores, desde a concepção até a negociação com possíveis investidores.


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias