Compartilhar

Paraíba Educação

Ex-aluno relembra trajetória de transformação pessoal e profissional no SENAI

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 12 de setembro de 2024


João Veloso Gouveia visitou a unidade do SENAI na Prata, em Campina Grande, ao lado do filho, Valdiney Veloso Gouveia, reitor da UFPB

O SENAI é uma instituição reconhecida pela excelência na formação profissional de jovens e na qualificação de mão de obra para a indústria. Anualmente, centenas de alunos são formados pelo departamento regional da Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas demandadas no mercado de trabalho.

No entanto, o papel do SENAI vai além da formação de mão de obra. A instituição atua como um importante agente transformador, promovendo o crescimento pessoal e social de seus alunos. João Veloso Gouveia é um exemplo claro desse impacto. Natural de Pilar, na Paraíba, trabalhou como redator de anais e consultor legislativo na Assembleia Legislativa da Paraíba por cerca de 20 anos. Antes disso, em meados da década de 1950, João Veloso estudou no Centro de Formação Profissional Professor Stenio Lopes, na Prata, em Campina Grande, e nesta quarta-feira (11), decidiu visitar a unidade em que foi aluno para relembrar a época em que percorreu os corredores para as aulas do curso de Manutenção Mecânica. 

Oriundo de uma família humilde da zona rural, João Veloso viu sua vida ser transformada pela educação técnica recebida pelo SENAI. Hoje, décadas depois, ele relembra com orgulho a época em que foi aluno da instituição, destacando o impacto que o ensino técnico teve em sua formação pessoal e profissional. “Eu morava no sítio e não sabia de muita coisa. Quando vim para o SENAI, fiz um curso que mudou minha vida. Foi aqui que aprendi o que me ajudou a passar no vestibular e seguir uma carreira”, contou.

O ex-aluno estudou no SENAI em uma época em que a instituição oferecia cursos focados em mecânica, com áreas como manutenção mecânica, torneiro mecânico e mecânica de automóveis. “Naquele tempo, tínhamos apenas quatro matérias, mas era o suficiente para nos preparar muito bem. Muita gente aproveitou as oportunidades que o SENAI oferecia”, relembrou.

Além da qualificação técnica, João Veloso destacou a influência do SENAI em sua vida pessoal, especialmente no que diz respeito à disciplina e ao trabalho em grupo. “O SENAI foi fundamental para minha formação enquanto pessoa. Se eu não tivesse vindo para cá, talvez tivesse continuado no sítio. A instituição me moldou e me deu competências importantes como o saber trabalhar em equipe”, afirmou.

João também recordou com carinho os tempos em que morou nas dependências do SENAI, que funcionava como internato. “Éramos 84 internos. Aqui tinha até criação de vacas, coelhos e até matavam porcos para o nosso consumo. Era como uma pequena fazenda”, disse. Segundo ele, a convivência e a disciplina do local foram importantes para o desenvolvimento de todos os alunos. Apesar das mudanças ao longo dos anos, o ex-aluno mantém viva a ligação com o SENAI. “O SENAI foi e sempre será um orgulho para mim. Foi aqui que aprendi a ser honesto, a respeitar as pessoas e a trabalhar com dedicação”, concluiu.

João Veloso visitou o SENAI Stenio Lopes, na Prata, acompanhado de seu filho, o atual reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Veloso Gouveia, que destacou a relevância de instituições como o SENAI no cenário local e nacional. “O SENAI e o Sistema Indústria como um todo desempenham um papel crucial no contexto brasileiro. Eles oferecem oportunidades a jovens que, muitas vezes, não estão inseridos no mercado de trabalho e permitem que esses jovens desenvolvam uma profissão", destacou, concluindo que essas instituições oferecem uma oportunidade real de mudança para jovens, especialmente aqueles oriundos de periferias. "É uma chance de dar dignidade a essas pessoas, possibilitando que entrem precocemente no mercado de trabalho e construam uma vida profissional sólida", completou.

João Veloso é um dos muitos exemplos de como o SENAI, além de formar profissionais qualificados, tem um papel decisivo na transformação social, oferecendo oportunidades para jovens de todo o Brasil. A instituição é, portanto, um pilar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Através de cursos técnicos e tecnológicos, o SENAI não apenas qualifica profissionais, mas também prepara indivíduos para enfrentar os desafios do mercado, incentivando inovação, empreendedorismo e cidadania.


Texto/Colaboração | Igor Batista 

Outras Notícias