Compartilhar

Paraíba

Facilidade para Comercialização: Instituto SENAI Têxtil e Confecção vai beneficiar algodão orgânico produzido por agricultores paraibanos em consórcios agroecológicos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de dezembro de 2021

Com a iniciativa, os agricultores que comercializavam o algodão em rama e pluma, agora terão a oportunidade de comercializar em fios, aumentando assim, o valor agregado e a  rentabilidade de produto.


Parte da produção de algodão resultante do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, plantada por agricultores e agricultoras do Cariri Paraibano serão transformadas em fios para comercialização, no Instituto SENAI Têxtil e Confecção. 

O algodão resultante dos Consórcios Agroecológicos, possui certificação orgânica participativa, e todo o processo de beneficiamento será realizado no Parque Têxtil e de Confecção do SENAI, em João Pessoa (PB), que conta com equipamentos modernos como a sala de abertura de fardos de algodão, passagem por filatórios, teares circulares, retilíneos e planos.⁣

Com a iniciativa, os agricultores que comercializavam o algodão em rama e pluma, agora terão a oportunidade de comercializar em fios, aumentando assim, o valor agregado e a  rentabilidade de produto.

No último dia 14 de dezembro foi feita a entrega no SENAI de 14 toneladas e 549 quilos de pluma de algodão produzida pela Associação Agroecológica de Certificação Participativa do Cariri Paraibano. Quem acompanhou o processo foi o gerente da planta têxtil do SENAI Têxtil e Confecção da Paraíba, Abmar Medeiros.

No último mês de novembro, desse ano, foi realizado um encontro de planejamento, na cidade de Recife, para discutir o processo de fiação da pluma. A reunião teve a participação do gerente do IST Têxtil e Confecção,  e também de representantes da Associação Agroecológica de Certificação Participativa do Cariri Paraibano, do coordenador do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – Diaconia, Fábio Santiago, os assessores técnicos, Ricardo Blackburn e Hélio Nunes, a coordenadora político-pedagógica da Diaconia, Wanesca Bonfim, e a coordenadora territorial  da Diaconia no território do Sertão do Pajeú – PE, Ita Porto.

“Começamos nossa parceria com uma produção piloto de 250 kg e agora que vamos produzir em grande escala, estamos muito felizes em viver esse momento histórico, sempre pensando no que é melhor para o agricultor e agricultora”, comentou Abmar Medeiros.

O Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada por Diaconia, em parceria estratégica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS, Campus Sertão – Nossa Senhora da Glória/SE), e conta com o apoio financeiro da Laudes Foundation, da Inter-American Foundation (IAF) e do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE. O Projeto ainda é parceiro com o Projeto + Algodão – FAO/MRE-ABC/Governo do Paraguai/IBA. Para a execução do Projeto nos territórios, a Diaconia estabeleceu parcerias com ONGs locais com experiência em Agroecologia que serão responsáveis pelo assessoramento técnico para fortalecer os Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânico (OPACs) e a produção agroecológica.

Outras Notícias