Faculdade SENAI forma novas turmas em Automação Industrial

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 29 de julho de 2022

A instituição realizou a cerimônia de colação de grau das turmas 2021.2 e 2022.1, onde 23 alunos receberam seus diplomas.

A Faculdade SENAI da Paraíba, desde sua fundação, em 2015, já formou 5 turmas no curso tecnólogo em Automação Industrial. Durante esses sete anos de funcionamento, a instituição fortaleceu o seu fundamento de promover a educação superior profissional, a partir de uma infraestrutura ampla e moderna.

Na última quinta-feira, 28, a Faculdade SENAI realizou a cerimônia de colação de grau de mais duas turmas do curso Tecnologia em Automação Industrial, em João Pessoa. Foram 23 novos profissionais formados pela instituição, que estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho a partir de agora.

Estiveram presentes na cerimônia a diretora da Faculdade SENAI, Cláudia Lopes, o vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, patrono de ambas as turmas, Irenaldo Quintans, os professores homenageados, Fernando Antônio Fragoso e Edvanilson Santos de Oliveira, a coordenadora de Graduação da faculdade, Juliana Figueiredo, e o coordenador do curso, Carlos Eduardo Gomes.

O patrono das duas turmas, membro da diretoria da FIEP, Irenaldo Quintans, proferiu um discurso direcionado aos formandos, destacando os fundamentos de uma carreira profissional. “Exercendo seus ofícios em um tripé estrutural sobre o qual poderão edificar, com segurança, as suas carreiras. Esse tripé é composto pelos pilares fundantes da produtividade, da criatividade e da ética”, disse o vice-presidente da CBIC e membro da diretoria da FIEP.

Irenaldo destacou ainda o papel do SENAI e sua contribuição na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. “Resgato aqui os princípios de Frederick Taylor sobre produtividade. A primeira premissa é evitar o improviso, a segunda é aplicar sempre o conhecimento técnico-científico disponível, a terceira premissa é identificar previamente e compatibilizar as aptidões do profissional para a função que ele exercerá e, por último, treiná-lo adequadamente para o desempenho do ofício. Uma expressão mágica, educação profissional, que é precisamente o que tem defendido o SENAI. Mas há dois componentes humanos, dos quais utilizo para complementar as premissas do taylorismo. Eu me refiro a criatividade e a ética. O primeiro componente está associado à produtividade. A empresa que não abrir espaço para que a criatividade emerja como complemento da ciência, criando caminhos para que surjam soluções mais eficazes e produtivas, estará abrindo mão de seu insumo transformador”, disse o patrono das turmas.

"A gente sabe o quanto foi difícil chegar até aqui, é uma emoção enorme não só para vocês, mas para nós também. Eu tenho certeza que o sonho trouxe vocês até aqui e vai levá-los muito adiante. É com alegria imensa, uma gratidão pela presença de todos aqui e pela conquista de vocês, que eu parabenizo, digo do orgulho do respeito que nós temos por vocês”, Cláudia Lopes, diretora da Faculdade SENAI.

O curso de Tecnologia em Automação Industrial tem duração de três anos, equivalente a seis semestres, e é oferecido no campus da instituição, em João Pessoa. Além de infraestrutura moderna para aulas práticas, o corpo docente da instituição tem mais de 80% dos professores mestres e doutores.

A proposta do curso é capacitar o estudante, através de aulas teóricas e práticas, a desenvolver, implementar e manter sistemas de controle e automação industrial objetivando a otimização dos processos da indústria e reduzir seus custos. A cada ano, ingressam cerca de 80 novos alunos no curso. Os profissionais formados na instituição podem atuar tanto na área acadêmica, quanto no setor industrial.

Texto/Colaboração: Igor Batista