O SESI Paraíba deu início, nesta quinta-feira (24), ao Festival de Música Talento da Indústria, com uma programação que se estende até o próximo sábado (26), quando acontece a apresentação ao vivo, no auditório da FIEPB. O evento começou com um receptivo para os participantes e incluiu uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento artístico, entre elas a oficina “Atuação e Presença”, conduzida pelo ator e encenador Chico Oliveira. Destinado a trabalhadores da indústria, colaboradores do Sistema Indústria e alunos do SESI e do SENAI, o festival tem como objetivo principal promover a expressão artística e a integração cultural através da música e reúne 22 candidatos.
Na oficina, Chico Oliveira trabalhou com os participantes aspectos fundamentais para a atuação e a presença de palco, abordando a importância de estarem plenamente conectados com o momento e com o público. “O workshop teve como objetivo despertar, primeiramente, a humanidade dos participantes e o papel deles como artistas, que é comunicar algo, estar conectado com o mundo. Tudo o que fiz foi para estimular neles a segurança e a espontaneidade, essenciais para o fluxo natural do talento, especialmente para os iniciantes”, ressaltou o encenador.
Ainda durante o primeiro dia de preparação para o festival, a professora e musicista Mérlia Faustino iniciou a separação dos participantes com base em sua extensão vocal para a apresentação do musical dedicado à vida de Tom Jobim, e como parte da imersão, os participantes assistiram a um documentário sobre a trajetória do cantor e compositor, onde puderam compreender a importância de Tom Jobim na Música Popular Brasileira.
Para Glayson Brandown, colaborador do SESI, a experiência foi marcante logo no primeiro dia. “Tivemos um momento incrível com Chico Oliveira, que nos ensinou muito sobre postura e presença de palco. A Mérlia Faustino (professora de Musicalização) também trouxe ótimas dicas de técnica vocal, foi uma experiência muito enriquecedora. A expectativa para o sábado está alta, principalmente pela oportunidade de se apresentar com uma banda maravilhosa. Queremos competir, mas sempre nos ajudando e focando no principal, que é a música”, comentou o participante.
Anna Caroline, aluna da Escola SESI Sousa, também compartilhou sua emoção de participar do festival ao lado de sua irmã, com quem formará uma dupla. “Para mim, cantar vai muito além de usar a voz, é algo que vem da alma. Estamos nos preparando para dar o nosso melhor e aprender com cada apresentação. Apesar do frio na barriga, estou aproveitando cada momento para celebrar a música, que é vibrante e diversa, presente em cada nota deste festival”, declarou.
Durante o primeiro dia do evento, a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância do festival como uma plataforma para revelar e valorizar talentos dentro da indústria. “O Festival de Música Talento da Indústria é uma iniciativa que amplia os horizontes dos nossos trabalhadores e alunos, proporcionando-lhes a chance de expressar suas paixões e habilidades artísticas. Através da arte, compartilhamos histórias, crenças e experiências que nos conectam e transformam. Queremos que cada participante perceba o poder da sua voz e do seu talento, e acredite na sua capacidade de inspirar e tocar o público”, enfatizou a superintendente.
Além disso, Silvia parabenizou os participantes em nome do presidente da FIEPB e diretor regional do SESI, Cassiano Pereira, ressaltando o apoio essencial para a realização do evento. “O presidente Cassiano Pereira acreditou desde o início no potencial transformador deste projeto e trabalhou ativamente para que ele se tornasse realidade junto ao Conselho Nacional. Esse apoio foi fundamental para que hoje possamos reunir e valorizar esses talentos, oferecendo uma oportunidade única de expressão artística e de fortalecimento dos laços culturais entre os profissionais da indústria”, afirmou Silvia.
O Festival de Música Talento da Indústria, que conta com apoio da linha de fomento do Programa Nacional de Cultura, continua nesta sexta-feira (25) com oficinas de técnica vocal e ensaios para a apresentação ao vivo no sábado.
Texto/Colaboração | Igor Batista