Compartilhar

FIEP através do PROCOMPI realiza consultoria para aumentar produtividade nos engenhos de Cachaça da cidade de Areia

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 28 de abril de 2020

A consultoria é realizada em 7 etapas

De acordo com informações da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), a Paraíba atualmente é o maior fabricante de cachaça de alambique do país, possui 80 engenhos que juntos fazem 12 milhões de litros por ano. Ainda segundo a Associação existem cerca de 30 engenhos no estado que produzem e engarrafam cachaça e outros 50 apenas produzem a bebida, vendendo a outras marcas.

Com a proposta de aumentar ainda mais a produtividade nos engenhos, e melhorar a qualidade da cachaça de alambique, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba- FIEP, através do Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias – Procompi está realizando consultoria em engenhos da cidade de Areia.

A consultoria Lean Manufacturing tem como finalidade melhorar o processo produtivo, e a redução da variação do teor de qualidade, que impacta diretamente na produtividade.

“Esse projeto objetiva a aplicação de ferramentas trazidas do Sistema Toyota de Produção e que são de total importância para a uma gestão mais enxuta e lucrativa”, explicou Euler Sales, gerente de projetos do Procompi.

O trabalho está sendo realizado inicialmente nos engenhos da Cachaça Cobiçada, Cachaça Matuta e Engenho Santa Vitória, na cidade de Areia.

A consultoria é realizada por etapas que compreendem desde:

1. A otimização e a Integração do sistema de manufatura, integrando todas as partes do sistema, buscando sempre a otimização como um todo;

2. O desenvolvimento de metodologias de controle de qualidade, onde o sistema puxado não só precisa como também exige um ambiente produtivo que forneça produtos com qualidade;

3. A produção de acordo com a demanda, pois ela é a razão de ser de uma empresa, não fazendo sentido produzir o que os clientes não querem consumir, isso significa uma avaliação no mix de produção;

4. A flexibilização dos processos, que significa minimizar os fatores de restrição na produção;

5. A manutenção do compromisso com clientes e fornecedores mantendo um processo fabril contínuo;

6. A redução de custo de produção através de práticas de eficiência no gerenciamento do negócio;

7. E a apresentação através do Workshop dos melhores resultados obtidos.

O Procompi é resultante de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) nacional, e está operando desde 1998. Foi encerrada a 4ª edição em 2015, e iniciou em 2016 uma nova edição, com duração até junho de 2020.

O Programa objetiva elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

Outras Notícias