Paraíba

FIEP comemora mais uma conquista para o setor industrial da Paraíba

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 11 de maio de 2022

Foi assinada nesta terça-feira, dia 10, a Ordem de Serviço da duplicação da BR-230, num trecho compreendido entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, em Pocinhos/PB.

Esta semana, o setor produtivo do Estado da Paraíba celebrou mais uma conquista em favor das indústrias paraibanas e demais setores da economia. Foi assinada, na terça-feira, dia 10, a Ordem de Serviço da duplicação da BR 230, num trecho de 31 km, entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, em Pocinhos/PB.

A duplicação desse trecho da BR-230 é uma reivindicação antiga da região e passou a ser discutida com mais intensidade no ano passado. A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP é uma das entidades a abraçar a causa e sair em defesa do pleito junto às autoridades políticas e governamentais.

O movimento iniciado pela Câmara Municipal de Campina Grande chegou à Federação das Indústrias por intermédio do presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso, quando na ocasião fez uma visita ao presidente da FIEP, Francisco Gadelha, em busca de apoio para o pleito.

Em novembro de 2021, a FIEP sediou em Campina Grande, o “Ato em prol da duplicação da BR-230”, um grande evento que reuniu parlamentares e representantes do setor produtivo e das entidades representantes da sociedade que também fizeram parte do movimento, a exemplo do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon-PB), Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Assembleia Legislativa da Paraíba, Associação Comercial de Campina Grande (ACCG) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Associação Campinense de Imprensa (ACI) e Uces.

Durante o evento, o chefe da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT em Campina Grande, Leonardo Marinho, apresentou o projeto executivo da obra, que já está concluído. Já o chefe da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Victor Sales, apresentou dados técnicos de uma pesquisa que identificou o elevado número de acidentes no trecho da BR 230, localizado na Alça Sudoeste.

O presidente da FIEP, Francisco Gadelha, celebrou mais essa conquista da FIEP e do setor produtivo. “Nos sentimos honrados em fazer parte de um movimento tão importante para o Estado, além de ter a certeza de que a FIEP, como entidade representante do setor produtivo, fortaleceu a conquista deste pleito. Quando fomos convocados pela Câmara Municipal de Campina Grande para integrar o comitê em prol da duplicação da BR-230, de imediato aceitamos, porque a FIEP enquanto uma entidade que apoia e defende o desenvolvimento da Paraíba sabe da necessidade de duplicar a Alça Sudoeste, e também o trecho de Lagoa de Dentro até a Praça do Meio do Mundo”, disse Gadelha. “Essa obra é algo fundamental para a logística do estado e trará mais segurança para quem trafega por Campina Grande. O projeto que já estava pronto, agora sairá do papel. Somos agradecidos pelo apoio da Bancada Federal da Paraíba”, ressaltou o presidente da FIEP.

Agora, com a assinatura da Ordem de Serviço, o Ministério da Infraestrutura e o Governo Federal já autorizaram o início das obras que terá um aporte de aproximadamente 40 milhões de reais, que somam recursos da Bancada Federal uma verba do próprio DNIT. A ordem foi assinada pelo deputado federal Efraim Filho (União Brasil), coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional. A previsão é que as obras comecem ainda neste mês de maio.