FIEP é representada na Convenção de Executivos

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 29 de março de 2007

Desde o último dia 27 de março, está sendo realizado no Hotel Blue Tree, em Brasília, a Convenção de Executivos do Sistema Indústria. O evento reúne dirigentes e executivos do Sistema Indústria, numa discussão sobre a integração das entidades que compõem o Sistema ao Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015, criado com a participação empresarial e que contempla metas sócio-econômicas.

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, está representada no evento através do vice-presidente, Maurício Clóvis de Almeida, da Diretora Regional do SENAI, Gricélia Pinheiro, das Superintendentes do SESI, Lúcia Macedo e do IEL, Kênia Querino e o Assessor da presidência da FIEP, Carlos Laurito.

O evento foi aberto pelo Presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, que afirmou que o Sistema Indústria precisa desenvolver alianças e processos de comunicação estruturados para que as empresas saibam como são investidos os recursos arrecadados. "Só seremos eficientes nas nossas ações de influência quando tivermos a comunicação permeando todas as nossas iniciativas. Precisamos compreender que, para as nossas entidades, comunicação não é ferramenta e sim o nosso negócio", disse.

Segundo Monteiro Neto, a CNI alinhou sua estrutura organizacional aos mecanismos de participação empresarial, fortalecidos e focados no desempenho e resultados. "A CNI deu um passo importante com a criação do Fórum da Indústria, aglutinando federações, associações nacionais e setoriais". O Sistema Indústria reúne a CNI, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Durante a Convenção, o empresário e consultor internacional de estratégia empresarial Richard Whiteley, destacou a importância dos líderes nos processos de mudança organizacionais.Segundo ele, 70% das tentativas de mudanças fracassam entre 18 e 24 meses porque funcionários resistem. "Para liderar mudanças, é preciso convencer não apenas funcionários, mas toda a hierarquia da empresa", ressaltou. "No primeiro momento, é natural que uma nova estratégia introduzida gere uma perda da moral e produtividade dos empregados. Se souberem administrar essa situação, os líderes podem recuperar isso rapidamente."

Entre as capacidades essenciais para empresas aumentarem competitividade, destacou Whiteley, está a liderança pessoal. Para isso, os executivos precisam ter visibilidade dentro e fora da organização e coordenar equipes por meio de proximidade e diálogo.

O evento será encerrado hoje, 29/03, com a participação dos representantes das federações de indústria de todo o país.