Compartilhar

Paraíba Indústria

FIEP oferece capacitação sobre Despacho Aduaneiro nos processos de Importação e Exportação

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 30 de maio de 2022

O curso acontece nos próximos dias 07 e 08 de junho e tem o objetivo de formar empresários para o mercado internacional. 


O CIN-PB vem fortalecendo o segmento industrial em todo o estado, através de suas ações de internacionalização das empresas paraibanas.

Atuar no mercado internacional é um passo importante para que qualquer empresa consiga encontrar novos nichos fora da zona onde atua. Mas para começar a exportar e importar produtos, essas instituições precisam estar cientes sobre determinados processos burocráticos que são essenciais para a formalização dessa relação comercial, e uma dessas etapas é o despacho aduaneiro. 

Esse processo é exigido pela Receita Federal para qualquer movimentação de mercadorias entre o Brasil e outros países e vice-versa. Nessa etapa é onde acontece a verificação da documentação dos produtos e bens que estão sendo exportados ou importados, bem como a validação dessas informações e o recolhimento de tributos. 

Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, através do Centro Internacional de Negócios da Paraíba - CIN-PB, realizará, nos dias 07 e 08 de junho, das 9h às 12h, uma capacitação sobre “Despacho Aduaneiro na Importação e Exportação”. Com o objetivo de demonstrar os passos dos processos de comercialização para fora do país, formando empresários para o mercado internacional, o curso será ministrado pelo especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Bruno Breda, que tem 12 anos de experiência em Desembaraço Aduaneiro, e é sócio-fundador da Breda Despachantes Aduaneiros Ltda.

Na capacitação, os participantes verão sobre todos os passos do processo de exportação, como a negociação, o contrato, a emissão de documentos, a nota fiscal, o certificado de origem e a coleta de carga, e de importação, como a classificação fiscal, alíquotas e licenças. 

O curso será transmitido ao vivo, através da plataforma Zoom, e não ficará disponível após o encerramento. Os inscritos receberão o link de acesso para as salas no dia anterior às aulas. 

Para se inscrever, acesse https://bit.ly/3N47gaz 

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 9 9984-7610 ou pelo e-mail [email protected].


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias