Há 17 anos Amanda Lucena trabalha com a produção de bolos, tortas, doces finos e personalizados, além de cuscuz gourmet e comidas caseiras. A atividade garante uma renda para a empreendedora, que trabalha na própria casa onde mora na cidade de Bonito de Santa Fé, no sertão da Paraíba.
Amanda se matriculou, há uma semana, no curso de “Lanches Saudáveis”, oferecido na cidade, através de uma parceria entre o SENAI, SEBRAE e a prefeitura do município. Durante as aulas ela tem aprendido novas receitas, que ajudará ela a melhorar o faturamento no futuro.
“Estou aprendendo várias receitas como uma de salada de castanha com repolho e outra de torta de pão integral. O curso está sendo excelente, pois o instrutor nos passa novos conhecimentos de forma clara o que torna mais fácil o aprendizado. Quando concluir o curso vou ampliar o meu cardápio, e oferecer novidades para meus clientes”, disse Amanda.
Outra aluna matriculada no curso é Nadjane Domingos. A pandemia fez ela mudar de profissão, deixando as viagens que fazia vendendo roupas, e abrindo uma marmitaria. Ela conta que para investir ainda mais no aperfeiçoamento das receitas, e oferecer um cardápio mais saudável para a clientela, decidiu fazer o curso.
“Há cerca de dois anos decidi apostar no setor de alimentos, comecei fazendo sanduíches naturais e depois passei a fornecer quentinhas. Com esse curso que estou fazendo no SENAI, vou poder oferecer aos meus clientes, alimentos mais saudáveis incluindo saladas e sobremesas feitas com ingredientes funcionais”, comentou Nadjane.
Na última segunda-feira, (23/08) representantes do SENAI e do SEBRAE participaram na cidade de Bonito de Santa Fé, do lançamento dos cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Boas Praticas de Manipulação de Alimentos, Aproveitamento Integral de Alimentos e os cursos pioneiros ligados à alimentação saudável, Lanches Saudáveis e Fabricação de Bolos com ingredientes funcionais.
Estiveram no lançamento, o prefeito Ceninha Lucena, a secretária de Ação Social, Vanessa Moura, além de Talles Vasconcelos, gerente do SEBRAE de Cajazeiras e Mário Nicomedes, Instrutor Educacional do SENAI.
No município foram ofertadas 48 vagas, distribuídas entre os cursos. As aulas começaram no dia 23/08 e se estenderão até o dia 03 de setembro, sendo realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Áurea Dias de Almeida.
“Nós pretendemos seguir no decorrer deste ano, oferecendo outros cursos a população do município, e temos certeza que o projeto em parceria com o SEBRAE PB continuará sendo um sucesso e as empresas paraibanas serão contempladas com a formação de excelentes profissionais”, ressaltou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.
A oferta dos cursos acontece através do Programa de Capacitação Técnica Gerencial, criado pelas agências do SEBRAE de Sousa e Cajazeiras com o Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha (SENAI - Sousa). Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3521-3100.