Compartilhar

Paraíba

Grand Prix: SENAI PB estimula alunos com deficiência a criarem soluções inovadoras na área de panificação e confeitaria

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de novembro de 2021


Um grupo de 21 alunos com deficiência, atendidos pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, está participando de um Grand Prix de Inovação realizado pelo SENAI da Paraíba, através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM.

A atividade foi iniciada nesta quarta-feira, 24/11, durante o curso de Educação Empreendedora, que está sendo ministrado pela instrutora Adriana Gomes, para os alunos que concluíram os cursos de confeiteiro e padeiro oferecidos pelo SENAI.

O objetivo é que os participantes identifiquem uma problemática encontrada na plataforma da SAGA SENAI de Inovação, e com base nisso apresentem soluções. “Durante as aulas eles precisavam escolher uma problemática e solucionar, usando uma matriz de brainstorming. Então fiz um Grand Prix, apresentei a plataforma da Saga SENAI de Inovação, e mostrei as modalidades e os segmentos para eles escolherem um desafio. A maioria decidiu pelo desenvolvimento de um produto inovador na área de confeitaria e panificação”, explicou a instrutora.

O desafio reúne alunos de duas turmas, dos turnos manhã e tarde. Cada equipe precisa desenvolver produtos obedecendo a algumas regras, como por exemplo, eles não podiam ser transgênicos, nem apresentar restrições para pessoas alérgicas ou com restrições alimentares à lactose ou glúten. O regulamento estabelecia ainda que era preciso privilegiar produtos sazonais, com as frutas de época.

Como solução a turma da manhã propôs a criação de um granulado de jaca, para ser usado em bolo, como cobertura no açaí e em sorvetes, algo 100% natural, sem conservantes e açúcar. Já a turma da tarde escolheu fazer um hambúrguer de caju, a ideia é aproveitar toda a fruta, principalmente o bagaço que será temperado e transformado num hambúrguer vegano.

Até chegar às soluções, as equipes participaram de várias etapas, desde a seleção da demanda, da problemática e o brainstorming. Hoje, os alunos participaram de uma oficina de CANVAS, e amanhã será feita a análise swot e o Pitch. As propostas apresentadas por eles serão mostradas para uma banca que vai avaliar o potencial dos produtos.

“Fiquei surpresa com o envolvimento dos alunos, e principalmente com a facilidade que eles tiveram para desenvolver as soluções”, comentou a instrutora.

Os alunos falaram sobre a participação no Grand Prix como motivação e a descoberta de talentos que estavam adormecidos. “Trabalho há muitos anos na panificação, mas esse desafio me trouxe um aprendizado enorme, e fez com que eu enxergasse uma capacidade que eu nunca havia identificado em mim, comentou José Gilvando.

Já Leandro Ferreira da Silva, comentou que “usamos a criatividade com o objetivo de suprir a necessidades de uma empresa. O GP auxiliou na construção do empreendedor que existe dentro de cada um de nós. Nesse desafio temos a oportunidade de trabalhar o nosso desenvolvimento profissional e aprimorar nossos conceitos como estudantes e futuros empreendedores”, ressaltou.

O supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI da Paraíba, Thiego Brandão, comemorou os resultados do GP, e ressaltou a importância da iniciativa. “A inovação rompe barreiras e a Saga SENAI comprova que é possível percorrer os caminhos do empreendimento e da inovação através de desafios, e tudo isso estamos demonstrando durante o Grand Prix”, afirmou.

OFERTA DE CURSOS MELHORA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS

O SENAI, em parceria com o MPT, ofertou no último mês de setembro, os cursos de Panificação e Confeitaria na FUNAD em João Pessoa. As aulas foram realizadas numa Unidade Móvel de Panificação do SENAI. A proposta foi incluir pessoas com deficiência no empreendedorismo/mercado de trabalho, os conhecimentos teóricos e práticos foram repassados de acordo com o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, atendendo as normas e legislação de segurança e boas práticas de manipulação de alimentos.

Através do Programa SENAI de Ações Inclusivas - PSAI, o SENAI oferta cursos onde o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e materiais didáticos adequados. Os docentes são capacitados para diversos tipos de situação de aprendizagem.

O SENAI promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida. Diversos cursos da instituição já possuem diretrizes de adequações elaboradas e material didático adequado para pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual, física e outras.

Outras Notícias