Paraíba

IEL PB inicia trilha de educação corporativa com estagiários do Grupo ASA em Campina Grande

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 17 de junho de 2024

Na última sexta-feira (14), o Instituto Euvaldo Lodi da Paraíba - IEL PB iniciou uma trilha de educação corporativa com os estagiários do Grupo ASA em Campina Grande. O treinamento foi o primeiro momento de uma parceria entre o IEL e o Grupo ASA com mais cinco encontros pelos próximos meses para desenvolver a carreira profissional dos estagiários que estão iniciando suas atividades na empresa.

Nesse primeiro encontro, o tema principal foi sobre o talento, aplicando conceitos do IKIGAI, um termo japonês que se refere ao sentido da vida e o autoconhecimento, por meio de quatro elementos principais: paixão, missão, vocação e profissão. Esses elementos integram entre si em busca de equilíbrio com os tópicos: o que amo fazer, o que posso fazer bem, o que posso ser pago para fazer e o que o mundo precisa.

Os estagiários foram encorajados a explorar seus propósitos, conectando esses conceitos para desenvolver uma linha de raciocínio. A dinâmica visa ajudá-los a identificar oportunidades que se alinhem com cada propósito individual, além de orientá-los na elaboração de planos de desenvolvimento pessoal na empresa. Para o instrutor da oficina Petrônio Wadō “É necessário ter consciência de sua razão de existir, entender por que eu acordo todos os dias. Todos precisam de um propósito e sem isso, não há razão para existir. Então hoje, eles identificaram as competências necessárias para suas funções e desenvolveram um plano de novas habilidades para alcançarem seus objetivos dentro da organização”.

Ezequiel Santos é estagiário do Grupo ASA e está participando dessa trilha de educação. Para o estudante de engenharia de alimentos, a primeira aula veio como uma forma de mudar sua visão sobre o que é necessário para melhorar suas habilidades profissionais. “Todas as competências de soft skills e hard skills, são coisas que utilizamos na prática e a partir dessa primeira aula, eu tenho um manual, um passo a passo de como construir meu futuro profissional e galgar novos cargos e continuar a crescer no meio industrial. Espero que ao fim dessa trilha, nos tornemos profissionais com habilidades e conhecimentos mais dinâmicos e analíticos como a indústria precisa.”, afirma o estagiário.

Além de abordar o tema de talento através do IKIGAI, o próximo encontro discutirá as práticas de comunicação assertiva e fundamentos de comunicação para um diálogo e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Além deste, o IEL também traz para a discussão na trilha de educação, o desenvolvimento do pensamento crítico, a resolução de problemas e a responsabilidade corporativa.

Para a superintendente do IEL da Paraíba, Raquel Leite, “investir na formação dos estagiários não apenas os prepara para desempenhar suas funções com mais eficiência, mas também fortalece a cultura organizacional da empresa. Programas de treinamento bem estruturados ajudam a alinhar os valores e objetivos dos estagiários com os da empresa, criando um ambiente de trabalho mais coeso e produtivo.”, aponta a superintendente.

O coordenador de treinamento e desenvolvimento do Grupo ASA, Dionizio da Costa, complementa afirmando que “a parceria que estamos construindo com o IEL é de fundamental importância para a consolidação do planejamento estratégico da área de Educação Corporativa na Vitamilho (Grupo ASA), e o IEL tem sido mais que uma mera consultoria, tem sido parceiro de gestão”.

Texto/Colaboração | Laura Almeida