CNI

Imersão em Israel: embaixador do Brasil ressalta potencial do comércio entre países

Por - Publicado 13 de junho de 2022

Ao lado do presidente da CNI, Robson Andrade, Gerson Menandro recebeu participantes de imersão da CNI ao ecossistema de inovação de Israel. Grupo visitará centros de pesquisas, universidades e indústrias

O embaixador do Brasil e o presidente da CNI participam do programa de imersão da CNI em Israel

O embaixador do Brasil em Israel, general Gerson Menandro, afirmou que há enorme potencial para o aumento de exportações e da parceria de indústrias brasileiras com o país do Oriente Médio. Ao lado do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, Menandro deu as boas-vindas neste domingo (12) para o grupo de mais de 40 empresários, autoridades, gestores de empresas e pesquisadores que participam da 25ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI.

A missão acontecerá entre os dias 12 e 16 de junho e passará pelas cidades de Tel Aviv, Rehovot, Haifa e Jerusalém, onde estão previstas visitas em centros de pesquisas, universidades, startups e empresas.

“Israel responde hoje por 21% do comércio exterior brasileiro para o Oriente Médio, estando em primeiro lugar na região, com destaque para equipamentos elétricos, calçados e cosméticos. Existe sim potencial para produtos industrializados e nada melhor do que essa comitiva que está aqui para estimular isso”, afirmou o embaixador.

Gerson Menandro observou que Israel se destaca na agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e tem muito a contribuir para o avanço de indústrias brasileiras. “Israel tem uma ampla governança de todo o ecossistema de inovação, o que não temos no Brasil ainda. Destaco o papel deles nessa tríplice hélice, que une o setor privado, o setor o público e a academia. Aqui o professor tem muito incentivo a inovar. Ele é bem remunerado e tem royalties se a sua pesquisa for bem-sucedida: 50% vai para a universidade e 50% para ele. Esse é um grande incentivo para a inovação”, pontuou Menandro.

O embaixador do Brasil destacou o que há enorme potencial para o aumento de exportações e da parceria de indústrias brasileiras com Israel

A imersão foi iniciada na manhã de domingo, em Tel Aviv, com uma visita ao SOSA – grupo global de inovação aberta, com o qual a CNI mantém parceria desde 2020. O SOSA tem uma das principais plataformas mundiais de integração entre empresas e startups. A imersão também passou no domingo pelo Sheba Medical Center, hospital 100% digital desde a sua criação em 2004, que se destaca pela medicina de precisão, telemedicina, inovações em cirurgia e reabilitações. Nesta segunda-feira (14), o grupo visitou o Weizmann Institute of Science, o Aleph Farms e o Israel Export Institute.

Fazer das empresas brasileiras cada vez mais inovadoras

O presidente da CNI ressaltou a importância da imersão para levar mais conhecimento e troca de experiências para que a indústria brasileira se torne cada vez mais moderna. Segundo ele, o objetivo da CNI e da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é levar a cultura inovadora para dentro das empresas.

“Os empresários brasileiros têm uma enorme capacidade de inovação e de empreendedorismo. Inovação e sustentabilidade não são mais opção das empresas, são uma obrigação. E nesse sentido a parceria da CNI com a SOSA, celebrada em 2020, nos permitiu avançar junto com indústrias brasileiras na agenda de inovação”, destacou.

A parceria da CNI com o SOSA mantém projetos com uma série de indústrias, entre as quais a Natura, Suzano, Klabin, Braskem e CMPC. “Essa imersão é muito especial para levar mais conhecimento e troca de experiências para que possamos de fato tornar a nossa indústria mais moderna”, enfatizou Robson Andrade.

O presidente da CNI participou da visita ao SOSA – grupo global de inovação aberta, com o qual a CNI mantém parceria desde 2020

Participam da imersão os presidentes das federações das indústrias de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, e do Pará, José Conrado Santos; o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio; o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI, Jefferson Gomes; além de representantes de empresas como Embraer, Basf, O Boticário e Klabin.

Terra das startups

Israel tem a maior concentração per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. Estima-se que a cada ano 1,4 mil startups nasçam em Israel - uma a cada 6 horas. Bem-posicionada em diversos rankings, a cidade de Tel Aviv é considerada um dos grandes hubs de startups do mundo.

Com poucos recursos naturais e raras fontes de água, Israel precisou de tecnologia e criatividade para encontrar saídas para a escassez. Hoje, o país é referência em tecnologias de dessalinização da água do mar. O conhecimento é exportado para outras regiões afetadas por secas e estiagens prolongadas, como a Califórnia. Além disso, o país inventou a técnica de microirrigação, que viabilizou tornar as terras desérticas em zonas de plantio.