Compartilhar

CNI

Indústria da madeira e moveleira tem melhor desempenho em 2019

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 07 de fevereiro de 2020

Setor de móveis tem crescido progressivamente

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o setor de móveis na Paraíba tem crescido progressivamente. No último semestre, 286 empresas geraram oportunidades para 1.204 empregados diretos no estado. Para qualificar os profissionais da área, a Associação de Fabricantes de Móveis na Paraíba (AMAP) promoveu oficinas de marcenaria, além de apresentar um novo projeto para estimular o arranjo produtivo local.

Para a presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), esse resultado se deu pela “participação da indústria em eventos internacionais de móveis e design, um dos pilares do Projeto Brazilian Furniture. O projeto tem contribuído de forma expressiva para o reposicionamento dos móveis nos principais mercados compradores”, explicou Maristela Cusin.

No Brasil, o mercado de móveis fechou o ano com um bom desempenho nas vendas de mobília pronta. Dados da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), mostraram que as vendas no comércio varejista de móveis apresentaram aumento de 23,8% em volume de peças e crescimento de 23,3% nas receitas nominais em novembro de 2019.

Mesmo com a queda do comércio externo das exportações brasileiras, as importações de móveis prontos e colchões atingiram em setembro de 2019 US$ 18,8 milhões, aumento de 9,2% em relação a setembro de 2018. Estimulando o fortalecimento da economia interna no país.

 

Texto/Colaboração: Bruna Martins

Fontes:

https://www.movergs.com.br/img/arquivos/indicadores/indicdores-mensais_478.pdf

http://www.abimovel.com/noticia/industria-moveleira-tem-melhor-resultado-desde-2012,304


Outras Notícias