CNI

Indústria é parte da solução para segurança hídrica, destaca presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 28 de março de 2019

Thomé defendeu ainda o aumento da geração de água de reúso

A indústria é parte da solução para superar obstáculos ao avanço de projetos de reúso de água, dessalinização e saneamento básico. A afirmação foi feita por Marcelo Thomé, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante o seminário Dia Mundial da Água na Indústria, realizado nesta quinta-feira (28), em Brasília. Promovido pela CNI, o encontro reuniu representantes da indústria e do governo para debater políticas para garantir a segurança hídrica.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, também destacou a importância da indústria na segurança hídrica. Ele disse que, no saneamento, serão necessários recursos vultuosos e, para avançar, é fundamental estimular parcerias público-privadas. “É preciso trazer a iniciativa privada para ganharmos capilaridade, velocidade e incentivar avanços também no reúso de água”, declarou.

Thomé defendeu o aumento da geração de água de reúso para 10 metros cúbicos por segundo até 2030. “Isso seria equivalente a aumentar a disponibilidade hídrica no país em 8,4 metros cúbicos por segundo, considerando que o reúso planejado atual é estimado em 1,6 metros cúbicos por segundo, em média”, afirmou.

DESAFIOS – No entanto, o reúso de água enfrenta barreiras como a necessidade de importação de membranas filtrantes usadas no tratamento de água e efluentes. De acordo com Thomé, o imposto incidente sobre o material é de 14%. “Como o país não as produz é possível pleitear a redução da alíquota do imposto para 0% e, dessa forma, incentivar e consolidar o reúso de efluentes”, reforçou o presidente do Coemas.

Em relação à dessalinização, o principal obstáculo são os custos. “ Onde não há água ou ela é escassa, o processo não só compensa como é a melhor opção”, assinalou Thomé. A opinião é compartilhada por Canuto. “Em segurança é preciso ter sempre uma alternativa para quando a principal fonte falhar. Vejo dessa forma a dessalinização”, declarou o ministro.

TECNOLOGIAS – Conforme Alejandro Sturniolo, diretor da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reutilização de Água, as tecnologias de reúso de água e dessalinização estão disponíveis no mercado há mais de 40 anos. “Nunca teremos falta de água, se planejarmos os próximos anos. A água está no planeta para ser reutilizada e a tecnologia contribui com ciclo hidrológico”, destacou.

Sturniolo elogiou o avanço dos projetos de reúso de água no Brasil mesmo sem legislação sobre o tema. No entanto, ele disse que há potencial de crescimento maior em projetos de dessalinização. “Enquanto o Chile conta com 400 plantas de dessalinização, no Brasil temos menos de 10”.

SANEAMENTO – Thomé ressaltou ainda desafios na universalização do saneamento básico e as perdas dos sistemas de abastecimento, que alcançam 38,3% em média. Há 98,8 milhões de brasileiros que não são atendidos pelos serviços de esgotamento. “A falta de saneamento, além de contribuir para a insegurança hídrica no que se refere a quantidade e qualidade da água, compromete os ecossistemas e o desenvolvimento econômico”, disse.

Segundo ele, as companhias privadas estão presentes em apenas 6% dos municípios brasileiros, mas responderam por 20% dos investimentos realizados no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre 2013 e 2016, de acordo com estimativas da CNI. Conforme a entidade, é necessário investimento de R$ 21,6 bilhões por ano. “Para a universalização do serviço, será necessário que prestadores públicos e privados atuem em conjunto ou separadamente, sempre em benefício da sociedade”, declarou Thomé.

INDÚSTRIA – Para o senador Plínio Valério (PSDB-AM), a Zona Franca de Manaus contribui com a conservação das florestas na Região Amazônica. “Se não tiver indústria, a população terá de explorar a floresta para sobreviver, o que prejudica a disponibilidade hídrica para o país”, comentou. “Isso não é favor para a região.”