O Programa Indústria Global foi desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia é ajudar empresas que querem aprimorar os conhecimentos sobre comércio exterior. No total, a iniciativa oferece 10 webinars gratuitos com palestras feitas por especialistas nacionais e internacionais.
Durante dois meses foram discutidos temas de boas práticas, soluções e implementações, com base em metodologias aplicadas por empresas bem-sucedidas. A partir do projeto, é possível entender os caminhos para a internacionalização das micro e pequenas empresas.
A iniciativa é feita pelo programa Indústria Global, que disponibilizou diversos assuntos sobre o comércio internacional. Os interessados podem acessar na hora que quiserem o conteúdo, de forma gratuita, e implantar os conhecimentos dentro do seu empreendimento.
Além disso, com a pandemia de Covid-19 e os impactos gerados, como a queda dos serviços presenciais e as reduções do comércio exterior, a série de webinars pode ser uma forma de amenizar barreiras e ter novas possibilidades.
O caminho para internacionalização de micro e pequenas empresas
No primeiro seminário, é explicado que internacionalização é um dos pilares importantes para superar as dificuldades atualmente enfrentadas. Para a retomada econômica, é fundamental que as empresas olhem, também, para o mercado internacional.
- Acesse a playlist com os vídeos no canal do Youtube da CNI
O comércio exterior, apesar de se tornar difícil em um momento de incerteza e de redução drásticas no volume de demandas, é possível. Então, a ideia dos vídeos é discutir como tornar esse processo viável.
Confira os temas de cada webinar:
- Logística internacional em tempos de coronavírus;
- Financiamento e acesso a crédito nas exportações;
- Estratégia de design de embalagens no e-commerce;
- Como usar a tecnologia para encontrar clientes internacionais;
- Estratégia de design de embalagens;
- Assuntos internacionais procedimentos operacionais na exportação;
- Precificação e boas práticas na negociação internacional;
- Tendências em promoção de negócios sustentáveis;
- Barreiras comerciais no contexto da pandemia;
- Drawback.