Compartilhar

CNI

Indústria paraibana tem móveis inspirados no cariri e economia baseada na cana-de-açúcar

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 21 de novembro de 2025

Setor sucroenergético busca tecnologias para produção de SAF, hidrogênio verde o bioplástico do etanol, enquanto empresas de móveis e têxtil ampliam mercado


Foto: FIEPB/Divulgação

Inspirada no Lajedo do Pai Mateus - formação rochosa no Cariri paraibano de mais de 570 milhões anos -, a poltrona Baixa o facho, feita de aço e algodão orgânico colorido naturalmente, é resultado de uma parceria do Grupo Officina com o designer brasiliense de Ceilândia Marcelo Bilac. A poltrona é um dos produtos exclusivos, que tem ainda uma linha de painéis inspirada nos cobogós arquitetônicos com ícones da cultura nordestina, como os florais e bandeirinhas de festa junina.  

Na região metropolitana de João Pessoa, a fábrica de móveis sob medida Essanto, do Grupo Officina, já produziu mais de 400 mil peças, sendo mais de 140 mil m² em planejados só no último ano. A empresa distribui para mais de 30 lojistas em todo Nordeste e teve um crescimento anual de 35%, graças aos investimentos em máquinas e softwares de automação. 

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria, evento itinerante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está percorrendo todo o país para traçar desafios, propostas e inovações de cada estado.   

No dia 25 de novembro, em Salvador, acontece o terceiro encontro regional da Jornada, do Nordeste, que vai reunir os estados da região. Para cada unidade da federação, a Agência de Notícias da Indústria está publicando uma matéria para contar um pouco mais sobre o ecossistema industrial e de inovação. Já trouxemos um panorama sobre RS, SC, PR, GO, DF, MSMTMA, PI e RN. Agora é a vez da Paraíba. 

Cana-de-açúcar é passado e futuro do estado 

Neste ano, a Paraíba se consolidou como o 3º maior produtor de cana-de-açúcar e açúcar do Nordeste e o 2º maior produtor de etanol da região. Entre os avanços tecnológicos do setor no estado estão o uso de drones para aplicações localizadas de combate a pragas e a mecanização da colheita. 

Além disso, novas rotas tecnológicas com uso do etanol estão sendo estudadas como o Combustível de Aviação Sustentável (SAF), o hidrogênio verde e o bioplástico - que possui as mesmas propriedades do polietileno convencional, produzido a partir do petróleo, mas feito de cana-de-açúcar. Tais avanços, que podem criar diferenciais competitivos para o país na economia de baixo carbono, se devem à Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que criou os Créditos de Descarbonização (CBIOs) para beneficiar quem produz e distribui biocombustíveis. 

Olhando para trás, a cana também impulsionou a indústria de máquinas e equipamentos na região. A Laboremus tem suas origens na década de 1920, quando o empresário José Luiz de Sousa abriu uma oficina mecânica em Campina Grande para dar assistência aos engenhos de cana da região. Por volta de 1950, a empresa já comprovava seu pioneirismo com a invenção do fatiador de palma e a máquina conjugada para corte da palma e capim. 

A partir da década de 1980, são firmadas parcerias e a companhia amplia seu portfólio para atender as atividades de caprinocultura e a ovinocultura, além de lançar uma linha eco, voltada para o meio ambiente, como trituradores de resíduos orgânicos (coco, galhos etc.). Hoje a empresa, que conta com 22 produtos, atende as regiões Norte e Sudeste, além do semiárido brasileiro, e busca a internacionalização.

Conheça as empresas e inovações da Paraíba mapeadas na Jornada de Inovação da Indústria
 

Grupo Officina 

A história da marcenaria na família começou com Silvino Cassiano, que chegou a João Pessoa em 1964, montando uma pequena oficina na sala de casa, em Bayeux, região metropolitana da capital. Em 2001, o filho de Silvino abriu a Officina, que, mais tarde, se tornaria um grupo com a fábrica de móveis Essanto, de mais de 8 mil m² em Santa Rita, e a loja Viva Móveis. Em parceria com o designer Marcelo Bilac, criaram linha exclusiva de produtos inspirados na natureza e elementos regionais.   

Sindálcool

Fundado em dezembro de 1981, o Sindicato reúne a cadeia produtiva do setor de açúcar, etanol e bioenergia com operações na Paraíba. Além de defender e incentivar o uso de biocombustível, especialmente o etanol, destaca a biomassa da cana - bagaço e palha - para produção de energia. Entre os associados, estão a Giasa, Tabu, D’Pádua, Japungu e Usina Monte Alegre. Na safra 2024/2025, as usinas na Paraíba moeram 7,4 milhões de toneladas de cana. 

Itatex Têxtil 

Uma das maiores indústrias de panos de chão e de prato no Brasil está localizada em Itaporanga, a 430 km da capital, João Pessoa. Começou como uma pequena indústria familiar e hoje tem quase 200 funcionários em uma estrutura fabril de 8 mil m² de área. Os produtos são fabricados a partir de fibras naturais em no mínimo 95% de sua composição. E mais de 80% da matéria prima utilizada nos produtos vem de resíduos de processos fabris da cadeia têxtil. Tem centros de distribuição no Rio de Janeiro, Londrina, Goiânia e Belém.  

Laboremus

A empresa de máquinas, que já está na quarta geração, tem duas linhas de equipamentos: agrícola, que abrange colheitadeiras, forrageiras, fatiadores, processadores e balanças; e ecológica, com trituradores. São reconhecidos pela inovação na agroindústria do semiárido. A colheitadeira, por exemplo, tem capacidade para colher entre 25 e 50 toneladas por hora, sendo compatível com várias espécies de palma. 

Real Marcenaria

A Real Marcenaria iniciou suas atividades no final da década de 1980 como uma empresa familiar. Está na segunda geração administrativa e vem crescendo no segmento de móveis planejados. A fábrica da empresa tem autossuficiência energética, desde que construiu uma usina solar fotovoltaica. Também firmaram uma parceria para queima dos resíduos e transformação em energia.

Experaí e Conexões Criativas

A empresa surgiu como copiadora, expandiu as atividades para gráfica e editora e hoje é um hub de inovação, que impulsiona outros negócios.

Outras Notícias