Paraíba

INOVA SENAI: SENAI PB realiza exposição de projetos inovadores para atender a demandas da indústria

Por - Publicado 22 de novembro de 2021

Os projetos participantes serão avaliados por uma banca, e os melhores serão premiados na sexta-feira, 26/11 durante o encerramento do INOVA SENAI.

O INOVA SENAI, evento que teve início nesta segunda-feira, dia 22, e tem como objetivo fortalecer a cultura da inovação e do empreendedorismo entre docentes e alunos da instituição, irá realizar na próxima quarta-feira, 24, das 08h às 17h, no SENAI da Prata, em Campina Grande e no SENAI Distrito Industrial, em João Pessoa, uma exposição de projetos inovadores, onde serão apresentadas inovações desenvolvidas nos Centros de Formação Profissional do SENAI na Paraíba, buscando atender a demandas do setor industrial.

Entre os projetos inovadores estão: Sistema Inteligente para EPI, um dispositivo inteligente para controle do correto e contínuo uso dos equipamentos de proteção individual pelos colaboradores das empresas; Plataforma Gafanhoto, um aplicativo que funciona como marketplace para artesanatos; Metamorphosis of idea, uma gestão interativa do espaço maker utilizando os pilares da Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Inclusão; o Banana Mask, uma máscara facial a base de casca de banana que visa reduzir a oleosidade e o surgimento de acnes; e o PIP, projeto que faz uso de um dispositivo que realiza o inventário de uma empresa de forma automatizada. Todas são projetos do SENAI Prata, em Campina Grande.

Já o ORC irá apresentar os projetos: Rotarymop, um modo eficiente de limpeza de painéis fotovoltaicos; Bullying Não!, um site para realização de denúncias; Capacete Inteligente, o objeto tem sensores capazes de detectar o não encaixe da jugular, avisando ao condutor por meio de um sinal sonoro e por SMS enviado para o celular do condutor; o Frasq Tech - Misturador de Polímeros, que consiste num misturador que atua com duas rotações, possibilitando escolher o tempo de atuação, e é controlado por um microcontrolador, o que deixa o projeto com um custo-benefício mais acessível; o Painel IOT, um sistema que aciona e monitora dados de um painel usando o sistema IOT; e o Agro Inteligente, um automatizador de sistemas de irrigação por meio de um aplicativo.

São ainda projetos desenvolvidos pelo ORC, e que serão apresentados, o Sensor de detecção de gás, equipamento que faz a detecção de vazamentos de gases; o Conexão Cidadão-Catador, projeto que tem uma proposta ecológica visando a conscientização das pessoas em relação à reciclagem, conectando cidadãos a catadores a partir de uma plataforma; e o projeto integrador Versões do Fuxico, onde os resíduos de tecidos que tem apresentado uma perda de valor considerável dentro de uma produção de vestuário, serão reutilizados.

Do CTCC será apresentado o projeto Collage Ultimate Master, que visa promover a redução de tempo e insumos durante o trabalho nas empresas; o CITI/CAM irá apresentar o Hyja - Easy Control, um aplicativo capaz de controlar a movimentação de qualquer tipo de ferramenta ou equipamento do canteiro de obras, além criar um relatório detalhado no fim do dia; o CITI/CAM apresentará o Solpro Clean, um sistema de limpeza automática nos módulos fotovoltaicos; e o Alarm Tapem que promove a inclusão além das ondas sonoras. O SENAI Bayeux, traz para conhecimento o projeto Pulseira Inteligente, um objeto de controle e acesso em ambientes com restrição de acesso.

Ainda durante a programação do INOVA SENAI 2021, acontecerão simulados para a Olimpíada do Conhecimento, com aplicação de provas práticas para as ocupações de Design Gráfico, Soluções de Software e Instalações Elétricas.

Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do SENAI Paraíba, no YouTube (www.youtube.com/senaiparaiba).