CNI

Inscrições abertas: empresários podem participar das discussões do B20 Brasil

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de dezembro de 2023

Executivos de pequenas, médias e grandes empresas podem integrar as forças-tarefas e o conselho de ação do grupo empresarial do G20 e apontar as prioridades do setor privado. As inscrições vão até 31/12

A sua empresa pode ser uma das dezenas de companhias a participar do fórum do setor privado no grupo das maiores economias do mundo. As inscrições para as forças-tarefas do Business 20 (B20) estão abertas até 31 de dezembro. São sete forças-tarefa e um conselho de ação que elaboram recomendações entregues aos chefes de estado dos países do G20, além da União Europeia, também parte do grupo.

O B20 é o fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, mobilizando quase mil representantes do setor privado dos países membros, com a missão de elaborar sugestões relevantes que influenciem o processo de tomada de decisões nas pautas prioritárias nos países do G20.

Todo ano, o grupo trabalha em propostas para serem entregues antes da cúpula do G20, de forma que haja tempo suficiente para a análise do material que auxilia os líderes globais.

Em 2024, a presidência do G20 e do B20 são do Brasil. Isso significa que nos próximos 12 meses, o Business 20 é liderado e coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que representa o setor empresarial no fórum desde 2010.

Como funciona o B20?

O tema central do B20 neste ano é “Crescimento inclusivo para um futuro sustentável” e ele se desdobra em cinco pilares. Conheça aqui quais são eles:

É com base nessas diretrizes que as forças-tarefas e o conselho de ação vão atuar. Eles se dividem nos seguintes temas, liderados por esses executivos:

Os interessados podem se inscrever nesses fóruns do B20 para participar ativamente das discussões desses temas. Cada uma das sete forças-tarefas e o conselho de ação se reunirão mensalmente, de fevereiro a agosto de 2024, em encontros virtuais, para discutir temas relevantes mundialmente e sugerir de três a cinco recomendações de políticas. Tudo isso para entregar o documento final com as principais medidas para influenciar a agenda do G20, na cúpula geral, no fim de 2024.

As inscrições podem ser feitas aqui, no site oficial do B20 Brasil. O retorno sobre a participação em um dos fóruns será comunicado por meio do e-mail cadastrado pelo interessado.