Aspecto da primeira reunião |
Na Paraíba o evento contará com o apoio do IEL, CIN, Governo do Estado, UFPB e SEBRAE, instituições que já estão se articulando a partir de reunião realizada, nesta terça-feira, 06/2 em João Pessoa, cuja pauta discutiu, entre outros assuntos, o número de participantes, a definição do local que sediará o curso, (SESI/ Pedro Franciscano do Amaral) e um novo encontro para confirmar a data oficial do evento. A reunião, em João Pessoa, também contou com uma explanação do representante da ABID, Gilberto Lima, que falou sobre o Desenvolvimento Industrial do Brasil.e fez um breve histórico com resultados dos encontros realizados ano passado em 13 capitais brasileiras, formando 2.500 agentes.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, enquanto articuladora da execução da PITCE – Política Industrial. Tecnológica e de Comércio Exterior, tem trabalhado conjuntamente com diversas instituições parceiras no sentido de dar maior visibilidade aos instrumentos públicos disponíveis e na elaboração de outros que atendam demandas do segmento industrial, visando melhorias na competitividade e inovação.
A efetiva disseminação da PITCE e das formas de utilização dos instrumentos disponíveis requer uma aproximação direta com a realidade dos Estados e Municípios, considerando suas carências e iniciativas em curso.
O encontro visa capacitar Agentes de Política Industrial, transmitindo-lhes conceitos, metodologias e experiências capazes de torná-los aliados da iniciativa nacional pelo Desenvolvimento e Inovação. Estes Agentes que já somam cerca de 2.500 pessoas capacitadas compõem um Sistema de Informações Virtual, no âmbito da RENAPI - Rede de Agentes de Política Industrial, com intercâmbio de experiências e constante atualização das iniciativas governamentais, mantendo-se atualizados sobre os diversos recursos e instrumentos de apoio, contribuindo de forma objetiva com os Projetos locais, além de propor novas formas de atuação e cooperação com as instituições de sua localidade.
O encontro tem como principal foco os Gestores Públicos Municipais, Estaduais e representantes de instituições comerciais e industriais. A expectativa é atingir, na Paraíba, 200 participantes que passarão a integrar a RENAPI.