
No episódio #177 do Economia em 60 Segundos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta um panorama da economia brasileira por meio de três temas que refletem a atual travagem do setor produtivo.
A construção civil é o primeiro destaque. Apesar de uma leve melhora no trimestre, o setor ainda sente o impacto dos juros altos e das condições financeiras restritivas. De acordo com a CNI e a CBIC, a Sondagem Industrial da Construção aponta que, há um ano, as taxas de juros continuam sendo o principal obstáculo para empresas do segmento.
Outro ponto em foco é a indústria, que busca alternativas para equilibrar contas e garantir justiça tributária. O Fórum Nacional da Indústria, coordenado pela CNI, lançou um manifesto defendendo a criação da CIDE-Bets, um imposto de 15% aplicado sobre apostas online, similar à tributação já existente sobre cigarros e bebidas alcoólicas.
No campo do consumo, a chamada “taxa das blusinhas” já impacta 38% dos brasileiros, que desistiram de comprar produtos importados. De cada dez consumidores que desistiram da compra internacional, três optaram por versões nacionais do mesmo item, sinalizando que medidas de equilíbrio tributário podem fortalecer a indústria local.
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.
