Com o G20 sob a liderança do Brasil, o país aproveita as oportunidades de protagonizar as discussões para uma agenda global. No setor privado, o primeiro ato oficial do B20 Brasil – o Opening Event – acontece no dia 29 de janeiro, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no Rio de Janeiro, e vai reunir autoridades de governo, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Geraldo Alckmin, e CEOs de empresas brasileiras e estrangeiras. Desde que o fórum empresarial foi criado, esta é a primeira vez que o Brasil assume a coordenação, exercida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O evento de lançamento do B20 Brasil é o primeiro da agenda dos grupos de engajamento do G20 Brasil e vai reunir cerca de 700 participantes brasileiros e dos demais países membros do grupo, de diversos segmentos da indústria. Entre eles, figuras como o cientista político e presidente da Eurasia, Ian Bremmer, especializado em política externa global, estados em transição e risco político global; o presidente do Fórum Econômico Mundial, Børge Brende; o chair do B20 Brasil, Dan Ioschpe; o sherpa do G20, embaixador Mauricio Lyrio; e a coordenadora da Trilha de Finanças do G20, Tatiana Rosito.
Durante o evento, serão apresentadas as prioridades do G20 e do B20. Também serão discutidas estratégias do B20 para promover o desenvolvimento social e econômico inclusivo e voltadas à inovação e produtividade.
Reuniões do B20 em 2024
Após o Opening Event, os trabalhos do B20 Brasil acontecem virtualmente em cada uma das sete forças-tarefas e do conselho de ação. Liderados por grandes executivos brasileiros, os grupos são formados por empresários do Brasil e estrangeiros que vão se dedicar aos debates e propostas dentro dos seguintes temas: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.
Clique aqui e confira aqui a programação completa
1. Credenciamento de imprensa
Será feito pelo e-mail: [email protected]. É preciso enviar nome completo, nome da mãe, cargo, veículo e registro profissional ou identidade até esta sexta-feira (26), às 18h.
2. Os jornalistas terão acesso ao auditório?
Os jornalistas serão acomodados em espaço destinado à imprensa, no auditório, e haverá também uma sala de imprensa, de onde poderão acompanhar o lançamento ao vivo por vídeo.
3. Onde os repórteres-fotográficos e cinegrafistas vão ficar?
Será montado um praticável de médio porte para cinegrafistas e repórteres fotográficos no auditório.
4. Haverá coletiva?
A CNI reservou um espaço para “quebra-queixo”. Caberá às autoridades e suas assessorias decidirem falar com a imprensa.
5. Terá transmissão ao vivo?
Sim. A transmissão será pelo YouTube da CNI.
6. E se eu não conseguir mandar fotógrafo?
As fotos do evento estarão disponíveis em tempo real pelo Flickr da CNI.
7. Se eu não conseguir assistir, consigo recuperar?
A cobertura do evento estará disponível na Agência de Notícias da Indústria.
Serviço para jornalistas
Opening Event – B20 Brasil
Data: 29 de janeiro (segunda-feira)
Horário: das 9h às 18h30
Local: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) | Avenida Graça Aranha, Nº. 1 – Centro, Rio de Janeiro, Brasil