Compartilhar

CNI

Mais um troféu! SENAI Play vence o Top Inovação 2025 em duas categorias

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 13 de novembro de 2025

A plataforma do SENAI disputou com outros 247 projetos inovadores de 26 estados brasileiros e até uma proposta internacional


O reitor da Uninter, Benhur Gaio, entrega o prêmio para a vencedora Laíse Cadeira Pedroso, que conquistou o primeiro lugar geral e na categoria Terceiro Setor.
Fotos: Rodrigo Leal / Mural do Paraná

O SENAI Play, plataforma pública e gratuita de educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi o grande destaque da 5ª edição do Prêmio Top Inovação, promovido pelo Grupo Uninter. O projeto venceu em duas categorias:

  • Categoria Terceiro Setor;
  • Melhor Projeto Geral do Brasil, entre as 248 iniciativas inscritas de todas as regiões do país.

A cerimônia foi realizada no último sábado (9/11), no campus Divina Providência da Uninter, em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo para todo o Brasil. O prêmio reconhece os projetos mais inovadores nas áreas de educação, tecnologia e impacto social, e é hoje uma das premiações mais consolidadas do país nesse campo. A plataforma foi reconhecida por sua proposta inovadora, que combina:

  • Acesso 100% gratuito a mais de 1.160 cursos, com foco nas áreas de TI, Gestão, Automação e Sustentabilidade;
  • Personalização da jornada do usuário, com trilhas de aprendizagem, inteligência artificial, gamificação e certificados digitais;
  • Modelo escalável e replicável, já utilizado por empresas (via Play Business) e por redes públicas de ensino em todo o Brasil;
  • Comunicação integrada e prova social ativa, com mais de 17 milhões de visualizações nas redes sociais;
  • Impacto social concreto, com 758 mil usuários ativos, 567 mil inscrições em cursos em 2024 e mais de 4 milhões de pessoas impactadas desde a criação da plataforma.

Reconhecimento em cenário competitivo

O SENAI Play disputou com outros 247 projetos inovadores de 26 estados brasileiros e até uma proposta internacional, destacando-se entre iniciativas de empresas, órgãos públicos, instituições de ensino e movimentos sociais. A comissão julgadora foi composta por coordenadores dos cursos de pós-graduação da Uninter e especialistas convidadas, como Rosemary Suzuki (IBGPEX) e Rosane Fontoura (ex-FIEP).

Sobre o SENAI 

Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil. 

Outras Notícias