Mercado da Construção Civil vive momento de plena ascensão

Por Marcelo Gonçalves - Campina Grande/PB - Publicado 02 de setembro de 2010

No Estado da Paraíba, a realidade da construção civil não difere muito do restante do país, no setor público e privado a constatação é uma só: O mercado da Construção Civil vive um momento de plena ascensão.

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP e presidente do Sindicato da Construção Civil da Paraíba, Maurício Almeida, o setor cresceu em 2010 mais de 30% só em Campina Grande, quando comparado a 2009. Na cidade, por exemplo, são mais de 80 edifícios acima de oito andares sendo construídos e vários investimentos em condomínios de luxo que estão atingindo a zona rural. Mauricio Almeida informou ainda que em Campina Grande já existem empresas de construção com ISO 9000.

Segundo levantamento apresentado pelo presidente do Sindicato da Construção Civil em João Pessoa, Irenaldo Quintans esse crescimento da construção civil se deu através dos programas do governo como “Minha Vida, Minha Casa” e os incentivos das próprias construtoras para aquisição da casa própria.

Um levantamento feito pelo sindicato mostra que no segmento de obras públicas, os recursos do PAC têm garantido bons resultados para a área, principalmente na Paraíba onde o percentual é muito bem aplicado.

A Sondagem da Construção Civil divulgada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI registra um galopante crescimento na área. Em contrapartida, ela revela que as construtoras passaram a correr atrás da mão-de-obra qualificada. E para diminuir o impacto da falta profissionais do setor, a FIEP, através do SENAI desenvolve um trabalho de qualificação e aperfeiçoamento dentro da Construção Civil.

Foto extraída do site: www.piniweb.com.br