Compartilhar

CNI

MES discute políticas públicas com presidente da Comissão de Saúde da Câmara

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 09 de abril de 2025

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) elogiou o Movimento Empresarial pela Saúde e solicitou apoio na priorização de pautas. Encontro também definiu temas estratégicos para grupos de trabalho do MES


O Comitê Estratégico do Movimento Empresarial pela Saúde (MES) se reuniu nesta terça (8), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, para tratar das iniciativas em saúde que impactam o setor produtivo. O encontro contou com a presença do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar, o orçamento do Ministério da Saúde é o terceiro maior do país, com R$ 240 bilhões, ficando atrás dos ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Social, respectivamente.

“A Saúde representa 10% PIB do Brasil. A gente precisa que movimentos como o MES subsidiem o trabalho da comissão dentro da Câmara dos Deputados, que nos ajudem a perceber as necessidades de quem está de fora e nos ajudem a priorizar”, defendeu.

Na opinião do deputado, o MES é um fórum qualificado para tratar desafios e oportunidades do setor, que pode colaborar com o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde.

“Vocês são peças fundamentais para que tenhamos discussões transformadoras e possamos falar sobre novas possibilidades de financiamento, sobre como avançar nos planos de saúde, sobre as questões de saúde digital e tantos outros assuntos. Sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem capacidade de abrigar tamanha demanda”, ponderou.

O superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do Serviço Social da Indústria (SESI), Emmanuel Lacerda,  destacou que o objetivo do encontro foi abrir o canal de comunicação com o Legislativo. Dados atualizados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam que 52 milhões de vidas (83%) estão seguradas por planos de saúde coletivos empresariais. Desse montante, 17 milhões de vidas (30%) são de trabalhadores da indústria.
 
"A indústria brasileira, portanto, é a maior contratante dentro desta modalidade, o que reforça a importância do Movimento Empresarial pela Saúde nas discussões do ecossistema da saúde", defende Emmanuel Lacerda. Ele lembrou da importância de resgatar iniciativas em dados, alinhadas ao conceito de open health, que tragam segurança jurídica, dados e informações para contribuir com a gestão de saúde por parte das empresas.

Grupo define prioridades para nortear discussões em 2025

Durante o encontro, os grupos de trabalho do MES iniciaram o desdobramento de suas ações estratégicas, conforme temas previamente definidos como prioridade para 2025:

  • Saúde mental e emocional
  • Dados e inteligência na gestão de saúde
  • Modelos sustentáveis de saúde suplementar

O encontro contou com a presença de Frederico Cezar, gerente de Informações e Estudos da CNI; Sendi Lopes, gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC); Graziela Alberici, especialista do Centro de Inovação SESI de Fatores Psicossociais; Luciane Infanti, representante da Eloss Consultoria; e Marília Gusmão, diretora Executiva de Relações Corporativas da Astrazeneca. Líderes da indústria e especialistas em saúde também estiveram presentes no evento.

Conheça o MES

O Movimento Empresarial pela Saúde (MES) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) que busca construir uma agenda propositiva para enfrentar os desafios relacionados à saúde dos trabalhadores e aos altos custos da assistência no Brasil.

O fórum surgiu como resposta às demandas das indústrias por soluções inovadoras que promovam o bem-estar dos trabalhadores, contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade social das empresas.

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.