Paraíba

Metodologia desenvolvida pelo SESI PB será implementada em empresas de São Paulo

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 29 de junho de 2022

Uma metodologia desenvolvida pela equipe da gerência de Saúde e Segurança na Indústria, do SESI Paraíba que permite o monitoramento de índices relacionados ao estilo de vida, fatores de produtividade e percepção de segurança no ambiente de trabalho será implementada por empresas de São Paulo, que é referência nacional, e possui inclusive um Centro de Inovação SESI Estilo de Vida e Saúde.

O processo de transferência da metodologia ocorrerá no próximo mês de agosto, e seguirá um modelo presencial com um método de trabalho organizado em teórica/prática. Serão 16h divididas em dois dias de treinamento.

A transferência da Metodologia ASSTI para a maior capital do Brasil, acontecerá através de um contrato firmado entre os departamentos regionais do SESI da Paraíba e de São Paulo. Com isso, a ferramenta paraibana criada em 2018 chegará a 20 estados do país até o final deste ano.

A metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria - (ASSTI) é aplicada pelo SESI, e permite a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios e aplicação dos resultados, por meio de 42 indicadores que serão monitorados e permitirão que o SESI acompanhe índices relacionados ao estilo de vida dos funcionários das empresas, fatores de produtividade e a percepção de segurança no trabalho.

Entre os resultados que a ASSTI gera para as empresas estão informações confiáveis para a gestão de riscos, produtividade, otimização de recursos, além de favorecer um ambiente saudável, e também auxilia os empreendimentos para entender como estão posicionados em relação a outras empresas do mesmo segmento de atuação, e principalmente potencializa as forças do negócio quando se trata do tema saúde e segurança no trabalho.

Um dos grandes diferenciais da Metodologia ASSTI está no atendimento consultivo e customizado pensado para cada empresa, o que significa mais agilidade e precisão para os dados coletados.

Até o momento 17 departamentos regionais do SESI já foram capacitados são eles: Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul, Paraná, santa Catarina, Paraíba, Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso, Espirito Santo, Pará, Ceará, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Pernambuco.

Nos últimos 4 anos, a metodologia já foi aplicada em mil empresas do Brasil, e possui um banco de dados que reúne informações de 100 mil trabalhadores.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5390.