Compartilhar

CNI

Minissérie Desafio : Brasil apresenta propostas da indústria para o desenvolvimento do país

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 21 de junho de 2022

A Agência de Notícias da Indústria preparou a minissérie especial Desafio : Brasil, que, em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país.  


Qual é o tamanho do desafio de tornar o Brasil um país mais competitivo, desenvolvido, mais educado, sustentável e menos desigual? 

Para refletir sobre esses dilemas, a Agência de Notícias da Indústria, canal institucional de jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), preparou a minissérie especial Desafio : Brasil, que, em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país.  

Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação. 

A minissérie envolve estudos e análises das 21 propostas que a indústria levou aos pré-candidatos à Presidência da República.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, explica que o objetivo do setor é contribuir com estudos que analisam os grandes desafios de Norte a Sul do país e apresentar um conjunto de medidas para que, ao longo dos próximos quatro anos, o Brasil supere antigos problemas que prejudicam sua competitividade e se prepare para os desafios da economia do futuro. 


“As propostas foram construídas em parceria com as 27 Federações Estaduais de Indústria e mais de 70 associações setoriais para o desenvolvimento do Brasil. O esforço é destravar os investimentos para melhorar a vida de quem produz, gera empregos, gera impostos e, assim, melhorar a vida de quem vive no Brasil. Esse trabalho foi feito por muitas mãos, muita inteligência e muita pesquisa. Nosso esforço é para tornar o Brasil um país mais forte”, afirma Andrade. 


A série Desafio : Brasil vai ao ar a partir do dia 22 de junho, aqui na Agência de Notícias da Indústria e no YouTube da CNI.

Confira mais detalhes de cada um dos episódios.

Como a educação vai nos levar ao desenvolvimento?

Todo futuro começa pela educação. O primeiro vídeo da minissérie traz os desafios que precisam ser superados para que o ensino de qualidade chegue a mais brasileiros e alguns passos importantes para que esse problema histórico comece a ser resolvido. 

Como destravar os gargalos da infraestrutura brasileira? 

O governo não consegue fazer tudo sozinho. Esse capítulo mostra como a participação da iniciativa privada é imprescindível para o Brasil superar gargalos na infraestrutura. A solução passa por mais investimentos, privatizações e segurança jurídica. 

Como modernizar as leis para o novo mundo do trabalho? 

Para que as soluções do ambiente laboral sejam mutuamente benéficas é preciso que as regras que regem as relações trabalhistas estejam em sintonia com a nova realidade: um mundo que ainda sofre os impactos de uma pandemia. Neste capítulo falamos sobre a necessidade de o Brasil seguir com a modernização das normas trabalhistas. 

Como melhorar o ambiente de negócios do Brasil? 

O Brasil precisa de um ambiente de estabilidade econômica para crescer. Para isso, é essencial combater a inflação, manter o regime de câmbio flutuante e preservar o equilíbrio fiscal. A indústria também defende uma ampla reforma tributária, sem a qual o país não conseguirá eliminar o principal componente do chamado Custo Brasil, que coloca as empresas brasileiras em forte desvantagem em relação a outras nações. Neste capítulo estão as propostas da indústria para a economia, a tributação e o comércio exterior. 

Como uma política de desenvolvimento pode mudar o Brasil?

O Brasil precisa encontrar a fórmula para ter um processo de licenciamento ambiental mais eficiente, que coloque o país em um patamar internacional competitivo, sem comprometer o patrimônio ambiental. Essa meta passa pela inovação, que muitas vezes é o meio de atingir melhores resultados, com poucos custos e impactos ambientais. 

Como traçar os caminhos para melhorar o futuro do país? 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, conta em entrevista quais são as prioridades e o que poderia ser feito para que a indústria e o país cresçam de maneira sustentável e quais são as ações prioritárias para termos um país mais próspero e justo. 

DIÁLOGO COM OS PRESIDENCIÁVEIS

Desde 1994, a CNI apresenta à sociedade e aos pré-candidatos à Presidência da República sugestões para aprimorar o desempenho do setor industrial no Brasil e, consequentemente, a economia do país e o bem-estar da população. As propostas elaboradas pela CNI estão distribuídas em 21 documentos.  

A CNI fará, no dia 29 de junho, em Brasília, o evento Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República. Na ocasião, os pré-candidatos terão a oportunidade de debater estes documentos com os empresários e apresentar medidas que adotarão em seus governos para aumentar a produtividade das empresas e estimular o crescimento sustentado da economia brasileira.

Acesse os conteúdos relacionados

Outras Notícias