Ministro destaca importância do INSA |
Vista como uma instituição que vem reforçar as fileiras dos que buscam o desenvolvimento do Semi-árido paraibano, a chegada oficial o INSA representa também mais apoio à pesquisa em prol o crescimento social e econômico na região.
De acordo com o Ministro Sérgio Rezende, o INSA o já vinha atuando há alguns meses, mas sem diretoria definida. “Estávamos precisando definir uma forma de liderança mais definitiva e isso foi feito ao ser escolhido, por um comitê de busca nacional, o novo diretor que concorreu ao posto com vários outros nomes apresentados, razão pela qual, estamos aqui para empossa-lo oficialmente”, destacou o Ministro.
Durante a posse, o presidente da FIEP, de forma veemente, cobrou um orçamento decente para o INSA. “Daqui da FIEP nós partimos na vanguarda dos grandes acontecimentos da Paraíba, em 1956 foi criada aqui a SUDENE, depois tivemos o Banco do Nordeste e agora, o INSA que também teve, deste sistema, importante participação na disputa para ser implantado na Paraíba e, especificamente, em Campina Grande. No entanto, senhor Ministro, até agora o INSA não contou com um orçamento decente para o seu perfeito funcionamento, apenas tem recebido benefícios do estado, graças ao poder de articulação do seu Presidente de Comitê Executivo de Implantação, Manoel Dantas Vilar Filho, junto a FIEP, governo do estado e outros orgãos. Em números disse Buega, até agora o que o INSA recebeu em recursos é inferior aos recursos recebidos pelo menor município da Paraíba no ano de 2007", destacou.
Cerimônia bastante prestiagiada |
Os planos do diretor do INSA são determinados. “Queremos transformar esta instituição em um órgão de articulação e execução de políticas públicas regionais voltadas para o Semi-Árido brasileiro, para tanto, a partir da próxima semana estaremos realizando o planejamento estratégico da nossa Unidade e isso será a base das nossas ações nos próximos anos”, revela o novo diretor do INSA, Roberto Germano Costa.
A posse no novo diretor do INSA também foi prestigiada por outras autoridades como o presidente da Assembléia Legislativa, Arthur Cunha Lima, o Prefeito Municipal de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, Deputado Federal Damião Feliciano, o Presidente da FIEP, Buega Gadelha, o Presidente do Comitê Executivo de Implantação do INSA, Manoel Dantas Vilar Filho, o Presidente da FAMUP e Prefeito de Picuí, Rubens Germano, entre outras.