
O Movimento Empresarial pela Saúde (MES) encerrou o ano de 2025 consolidado como uma das principais referências na agenda de transformação da saúde sustentável no Brasil. Na quinta-feira (4), a iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) recebeu, em Salvador (BA), o Prêmio Benchmarking 2025, concedido pelo Grupo Criarmed.
A premiação reconhece instituições que se destacam pela adoção de modelos eficientes, transparentes e competitivos no setor da saúde suplementar.
O superintendente de Saúde da Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, recebeu o prêmio em nome do MES e destacou a importância do reconhecimento. Para Lacerda, o prêmio reforça o papel do movimento como articulador de soluções voltadas à eficiência e à sustentabilidade do sistema de saúde.
“Estamos muito honrados com esse reconhecimento. O Prêmio Benchmarking simboliza um esforço coletivo e reafirma o compromisso da indústria com um modelo de saúde mais eficiente, transparente e sustentável. Os resultados de 2025 mostram que a atuação conjunta entre governo, empresas, operadoras e prestadores é decisiva para o avanço do sistema”, afirmou Lacerda.
Primeiro ano do MES amplia cooperação e fortalece governança
Sobre a criação e a visão estratégica do movimento, o diretor do SESI Nacional, Paulo Mol, destaca que a iniciativa rapidamente se tornou um marco para o setor.
“O MES foi lançado em novembro de 2024 e, em 2025, iniciou suas agendas, crescendo rapidamente e apresentando êxito e entregas. A ideia é muito potente e envolve tanto uma preocupação genuína em cuidar melhor das pessoas quanto a busca pela melhor utilização dos recursos destinados à saúde nas empresas, priorizando a alocação eficiente, o uso inteligente de dados e uma gestão mais assertiva. É exatamente isso que o Movimento se propõe a fazer”, afirmou Mol.
Em seu primeiro ano, o MES estruturou uma agenda estratégica pautada na inovação em saúde, criando conexões entre empresas, governo, operadoras, hospitais, academia e instituições de referência, e estabelecendo bases para um ecossistema mais eficiente, transparente e sinérgico.
A atuação também avançou no campo regulatório. Entre as entregas mais relevantes de 2025 estiveram, o documento técnico sobre interoperabilidade de dados em saúde e dois Position Papers, com contribuições qualificadas para consultas públicas:
- consulta pública 145, sobre regras e reajustes dos planos coletivos empresariais;
- consulta pública 153, com sugestões para flexibilizações relevantes às autogestões.
Em setembro, o MES realizou o primeiro evento Conecta Saúde Nacional, para promover debates sobre tendências internacionais, uso de tecnologia e desafios da saúde digital no país, consolidando o tema como prioridade estratégica. O evento reuniu cerca de 500 líderes empresariais, gestores de recursos humanos e profissionais de saúde.
A partir dessa experiência, o Conecta Saúde ganhou capilaridade com edições regionais, que mobilizaram mais de 700 participantes em sete estados.
Novo Grupo Temático fortalece a agenda estratégica e projeta resultados para 2026
O crescimento do movimento se refletiu também na ampliação de sua base empresarial. Em novembro, o MES atingiu 62 grandes empresas, consolidando-se como um dos principais fóruns de diálogo qualificado entre indústria, setor público e instituições estratégicas.
A agenda do grupo temático do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, anunciada na última reunião de 2025, reunirá a indústria farmacêutica, fabricantes de equipamentos médicos, empresas de tecnologia e demais stakeholders. A iniciativa ampliará o alcance do MES ao integrar inovação, produção, regulação e competitividade, e suas ações passarão a orientar o direcionamento estratégico da iniciativa para o biênio 2026–2027.
Segundo Emmanuel Lacerda, a premiação marca a transição para um novo estágio de maturidade, com foco em execução, mensuração de resultados e planejamento para 2026.
“Para a agenda de 2026–2027, definimos três eixos estratégicos de atuação. O primeiro é Dados e Inteligência em Saúde, voltado à redução da fragmentação e ao fortalecimento da governança da informação. O segundo é Promoção da Saúde e Prevenção, reforçando que antecipar o cuidado reduz custos e pressões sobre o sistema. O terceiro é Modelos Assistenciais Sustentáveis, com foco em eficiência, qualidade e equilíbrio econômico”, explica o superintendente.
Sobre o Prêmio Benchmarking 2025
O Prêmio Benchmarking 2025, promovido pelo Grupo Criarmed, reconhece organizações que se destacam na saúde suplementar pela excelência em governança, inovação, liderança e visibilidade de mercado.
