Começa nesta terça-feira (24) o primeiro desafio corporativo para inovação aberta desenvolvido pela parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a empresa israelense SOSA. E começa grande. Referência nesse tipo de inovação e no trabalho com startups, a gigante global de cosméticos Natura, por meio do Natura Startups, é a cliente desse primeiro desafio corporativo, em busca de soluções tecnológicas e disruptivas.
A inovação aberta não é feita apenas por uma equipe de pesquisa e desenvolvimento "dentro de casa", mas engaja startups, universidades e centros de pesquisa de fora, num processo colaborativo. A inovação aberta, apontam especialistas, é mais rápida, mais simples e menos onerosa para as empresas.
A experiência da Natura deve apontar caminhos para que outras indústrias brasileiras sejam mais inovadoras e, portanto, mais competitivas. Desde janeiro de 2020, quando a empresa brasileira comprou a americana Avon, a Natura é o quarto maior grupo de beleza do mundo, com valor estimado em US$ 11 bilhões.
Pesquisa da CNI divulgada em junho deste ano mostra que no Brasil, 90% das indústrias grandes e pequenas ainda não trabalharam com startups. Mudar essa realidade rapidamente é um dos desafios da parceria da CNI com o SOSA - empresa global de inovação aberta.