Grandes empresas brasileiras seguem em busca de pesquisadores, mestres e doutores para criar soluções inovadoras. O Inova Talentos, que faz essa ponte entre indústrias e academia, está com 99 vagas abertas neste mês de agosto. Os bolsistas selecionados recebem até R$ 6,5 mil, dependendo do grau de formação. Há oportunidades nos formatos presencial, híbrido e totalmente remoto.
Nestlé, Siemens, Banco Bradesco, Alelo, Braskem, Hyundai, Embraer e Vale são algumas das empresas parceiras que buscam bolsistas. As vagas são para profissionais de Agronomia, Engenharias, Química, Psicologia, Administração, Turismo, Economia, Matemática, Comunicação Social, Biologia, entre outras.
A contratação funciona assim: quando o projeto tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os bolsistas atuam no projeto durante pelo menos 12 meses, que podem ser estendidos por mais 12 meses. No caso do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as bolsas têm duração mínima de 6 meses e podem durar até 24 meses. Entenda as diferenças.
Para se candidatar, o interessado deve acessar o site e conferir as bolsas disponíveis. Outras informações também podem ser concedidas pelo IEL do seu estado.
Criado em 2013, o Inova Talentos é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para fomentar projetos de inovação em empresas e capacitar jovens talentos por meio de bolsas.
O programa tem como foco a integração entre academia e empresas para promover o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira por meio do aporte à inovação.
O IEL é responsável por recrutar, selecionar e capacitar profissionais com vivência acadêmica, para levar uma nova visão e acelerar os projetos de inovação de empresas.