Compartilhar

Paraíba

Noite de abertura do Mundo SENAI na Paraíba é marcada por apresentação de cases de empresas que investem em inovação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 11 de novembro de 2021

Durante a programação foram apresentadas as Unidades Físicas do SENAI, localizadas nas cidades de Caaporã, João Pessoa, Bayeux e Campina Grande.


A programação do Mundo SENAI na Paraíba foi aberta na noite desta quarta-feira, 10/11, pelo diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales, que falou para empresários, convidados e representantes da instituição sobre a proposta do evento. Esse ano o Mundo Senai foi realizado nos dias 10 e 11. Na Paraíba a programação foi transmitida ao vivo, pelo Canal do SENAI PB no YouTube. 

O diretor falou sobre a importância do evento. “Anualmente o SENAI abre as suas unidades para receber estudantes e empresários, com o objetivo de proporcionar orientação profissional e superior e também para apresentar a infraestrutura e os serviços oferecidos para as empresas”, explicou Euler Sales.

Durante a programação foram apresentadas as Unidades Físicas do SENAI, localizadas nas cidades de Caaporã, João Pessoa, Bayeux e Campina Grande. Também foram apresentadas as Unidades Móveis, que atualmente são mais de 50, preparadas com equipamentos modernos para oferecer cursos e serviços nos 223 municípios paraibanos. 

Reconhecimento a Empresas Inovadoras

A noite foi marcada ainda pela apresentação de cases de sucesso na área de inovação, onde empresas que receberam o apoio do SENAI para desenvolver projetos inovadores receberam comendas em reconhecimento aos investimentos feitos na área, que é fundamental para o aumento da competitividade e desenvolvimento das empresas.

Foram reconhecidas pelos projetos inovadores as empresas: Doctor Elegance, responsável pelo projeto “Desenvolvimento de coleção, modelagem e lookbook”; e a Unitêxtil, que desenvolveu o projeto “Produção de Fio Orgânico”. Ambas localizadas em João Pessoa e que contaram com a parceria do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção.

O Instituto Alpargatas também foi homenageado pelo projeto “Cursos de Qualificação” desenvolvido em parceria com o SENAI de Bayeux.  O Instituto oferece através da parceria 41 cursos que já atenderam mais de dois mil alunos na Paraíba. 

A Empresa SS Móveis, da cidade de Santa Rita, e as empresas campinenses RHPE Artefatos em Borracha e Equipadora e Capotaria Emanuel estavam entre as homenageadas. A primeira pelo projeto “Consultoria em Processo Produtivo”, e a segunda pelo projeto “Processo de Desenvolvimento da RHPE”, ambos executados pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial. A equipadora foi reconhecida pelo projeto “Otimização de Processo Produtivo e Melhoria de Produto”, que recebeu o apoio do Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional. 

Lançamento da Casa FIEP

Na oportunidade, a gestora do projeto Casa FIEP, Daniele Tavares, apresentou ao público, de forma presencial e online, através do canal do YouTube, o projeto do novo espaço da Federação das Indústrias que deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2022, na orla de Cabo Branco, em João Pessoa. Um ambiente tecnológico, futurista e interativo, com stands de robótica, automação e novas tecnologias que visam fortalecer a indústria através do aumento da competitividade.

“Os empresários encontrarão no local soluções integradas oferecidas pelo SENAI, SESI e IEL. Na Casa FIEP eles encontrarão um ambiente  onde a proposta é conectar pessoas, teremos auditório e toda uma infraestrutura para colaborar com o desenvolvimento da indústria paraibana”, explicou.

Parceria do SENAI com a Secretaria de Educação da PB

Ainda durante o evento, o secretário executivo de Educação da Paraíba, Gabriel Gomes, recebeu do gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI, Janildo Sales, uma comenda em reconhecimento a parceria do governo do estado na oferta do Novo Ensino Médio na PB.

“Nós estamos construindo um projeto com algumas ações práticas do modelo do Novo Ensino Médio aqui na Paraíba, que de fato será um case, porque algo similar não está acontecendo em nenhuma parte do Brasil. Estamos executando esse novo modelo, de forma pioneira, na cidade de Ingá, através de uma parceria com o SENAI. E assim como Caaporã que já tem uma escola integral técnica, nós teremos 152 delas aqui no estado, em 2022. Estamos consolidando essa parceria em Ingá, que tem dado resultados positivos e o feedback dos estudantes é muito bom. Isso é resultante da contribuição dada pelo SENAI”, disse o secretário executivo.

Já o gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB, Janildo Sales, reforçou a necessidade de se investir em formação técnica na Paraíba, que assim como os outros estados do Brasil, sofre com o déficit de profissionais nessa área.

Janildo Sales pontuou que o Novo Ensino Médio é uma grande necessidade do Brasil, e que as famílias devem se sensibilizar para a necessidade dos jovens buscarem fazer uma formação técnica profissional. 

“Temos um déficit de aproximadamente 31%, em relação aos jovens que fazem o curso técnico profissionalizante no Brasil. Aqui na Paraíba temos aproximadamente 800 mil alunos, dos quais apenas 2,7% fazem ensino técnico integrado. No estado, cerca de 50 mil alunos estão na primeira série do ensino médio, mas nós precisamos formar técnicos profissionais em áreas como metalmecânica, eletroeletrônica, energias renováveis, mecatrônica, automação, entre outras que são ofertadas. Se não estivermos atentos a essa importante demanda, isso vai gerar um impacto negativo na capacidade produtiva do nosso estado. O setor industrial hoje necessita de mão de obra qualificada, e citamos o exemplo de profissionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, onde existe uma carência expressiva na nossa indústria”, ressaltou Janildo Sales.

O Mundo SENAI é um evento que abre as portas do SENAI à comunidade e a seus públicos de interesse, oferecendo-lhes oportunidade de ampliar seu conhecimento em educação profissional, inovação, serviços técnicos e tecnológicos. Desde 2009, mais de três milhões de pessoas já visitaram as unidades operacionais participantes em todo o Brasil para conhecer o universo do SENAI e as indústrias da região.

Para acompanhar a programação de abertura do evento acesse o link: youtube.com/watch?v=n-Unzf3767A

Outras Notícias