A tecnologia e inovação tem sido, cada vez mais, um tema em questão no Brasil e no mundo. Na Paraíba, este assunto tem recebido atenção especial da sociedade e da mídia. Recentemente, Campina Grande foi citada em uma matéria publicada pela Revista Veja, intitulada "O Brasil da Inovação". A matéria sobre Negócios, assinada por Marcos Todeschini e Renata Betti, refere-se à Campina como a cidade com maior número proporcional de Ph.Ds. - um para cada 669 habitantes, cinco vezes a média brasileira.
O assunto inovação e tecnologia também é comum entre os empresários que atuam no ramo e instituições de pesquisa. Por suas muitas iniciativas inovadoras na área tecnológica, o Estado já é apontado como um verdadeiro celeiro neste processo. Uma das mais recentes novidades do segmento em âmbito estadual, é a criação do Sindicato de Equipamento de Software e Equipamentos Eletrônicos do Estado da Paraíba, recentemente criado e que se encontra em processo de filiação junto a Federação da Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. O presidente do Sindsoftware, Ruan Carlos Castro Pinheiro, afirmou que o sindicato chega para somar. “O nosso Sindicato chega em um momento muito bom, porque a indústria de tecnologia instalada na Paraíba precisa de um instrumento como este para discutir assuntos pertinentes a área de TI em nosso Estado, hoje reconhecido em âmbito nacional e internacional, graças ao bom trabalho que vem desenvolvendo neste segmento”.
Atualmente, o processo de tramitação para a filiação do novo sindicato junto a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, tramita no Ministério do Trabalho, mas, as perspectivas são no sentido de que, até o fim do ano, seja recebida a carta sindical que delega poderes para que o sindicato se torne uma entidade classista representativa dentro do estado. “Independente do recebimento da carta, nós já temos desenvolvido algumas ações junto a classe empresarial, principalmente com foco na indústria da inovação para a Paraíba, não só a indústria de tecnologia, mas também de base, que integram, por exemplo, o setor têxtil, setor metal mecânica. O objetivo é buscar uma articulação que venha fortalecer também as indústrias de base”, revelou o empresário.
Entre as mais recentes inovações das indústrias de software na Paraíba, destacam-se as da área prisional, na qual estão sendo utilizadas tornozeleiras eletrônicas; inovações na área de banco de dados; inovações tecnológicas também têm sido registradas na área metal mecânica, no desenvolvimento de novas máquinas, utilizando tecnologias eletrônicas da Paraíba.
As tornolezeiras eletrônicas, citadas acima, fabricadas pela empresa de segurança INSIEL, com sede em Campina Grande, já está percorrendo o Brasil. Segundo o empresário e presidente da empresa, Ruan Castro, 24 Estados brasileiros já dispõe do equipamento. Atualmente, existem cerca de mil tornozeleiras em teste espalhadas pelo país. Os fatos demonstram por si, que a Paraíba tem buscado o seu espaço, no campo da inovação tecnológica, inclusive com merecido destaque, no entanto, é consciente de que um longo caminho ainda existe a ser percorrido.