Paraíba Indústria

Parceria entre SENAI Paraíba e Altus impulsiona formação em automação industrial

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 02 de agosto de 2024

A parceria entre as duas instituições busca o fornecimento de licenças de sistemas e softwares de automação industrial, desenvolvidos pela Altus, para alunos do SENAI (Foto: Reprodução/ShutterStock)

No início do mês de julho, o SENAI Paraíba fechou uma parceria com a empresa Altus Sistemas de Automação, especializada em produtos de tecnologia e soluções, que atende demandas da indústria mundial, para a realização de ações voltadas ao aperfeiçoamento e qualificação profissional de estudantes do SENAI através das tecnologias de automação e indústria 4.0 desenvolvidas pela empresa.

O termo de cooperação foi assinado pela diretora regional do SENAI Paraíba, Daniela Almeida e pelos diretores executivo e financeiro da Altus, Fabiano Gunther e Maicon Macedo, respectivamente.

“Acreditamos que essa é mais uma grande parceria para desenvolvimento da indústria paraibana, além de capacitação para nossos instrutores e alunos. A utilização de softwares profissionais de controladores e de supervisão nos aproxima cada vez mais do que é demandado pela indústria 4.0, que é a integração de máquinas e processos industriais por meio de sistemas ciberfísicos, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem”, destacou a diretora regional do SENAI, Daniela Almeida.

Através da iniciativa, serão fornecidas licenças de softwares de programação, configuração e simulação de controladores e de supervisão, controle e aquisição de dados, como o MasterTool IEC XE, o SCADA BluePlant Express BP6400 e BluePlant Student BP4400, desenvolvidos pela Altus, que oferecem uma experiência diferenciada em sistemas de automação e que serão utilizados pelos alunos do SENAI em cursos de aperfeiçoamento e qualificação.

"Nós acreditamos na educação como um fator de mudança. Por isso, nos envolvemos em diferentes iniciativas de incentivo à capacitação técnica de estudantes e jovens profissionais, um meio para que eles tenham a oportunidade de mudar sua realidade. Temos um longo e importante relacionamento com o SENAI e nos orgulha que a Regional Paraíba também faça parte desse ciclo virtuoso de aprimoramento em tecnologia de automação", afirmou o gerente de Marketing e Suporte Técnico da Altus, Augusto Hafemeister.

A Altus Sistemas de Automação é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado de automação industrial, sendo referência no setor a partir de soluções completas para atender clientes dos mais variados segmentos industriais, garantindo produtividade e segurança para processos de automação.

Essa parceria entre o SENAI e a Altus tem grande impacto na formação e aperfeiçoamento da mão-de-obra na área da automação industrial, ajudando a preparar alunos para desafios do mercado de trabalho e promovendo avanços na indústria paraibana.

Texto/Colaboração | Igor Batista