Compartilhar

Páscoa na Indústria do Conhecimento

Por Silvia Nogueira e Syusk Amorim - Publicado 08 de abril de 2009

A história sobre a origem da Páscoa foi tema apresentado aos 80 estudantes, entre 08 e 12 anos, de

A primeira Páscoa foi celebrada no século 13, antes de Cristo, pelos hebreus. Esta é também reconhecida como a primeira versão da Páscoa, com um  sentido religioso. Moisés, antes de lançar a última das sete pragas sobre faraó e o Egito, ordenou que, cada família hebréia, tomasse um cordeiro ou um cabrito e o sacrificasse, no dia 14 do primeiro mês de cada ano. O sangue do animal deveria ser espalhado nas portes e a carne, assada, comida com pães azedos e ervas amargas. Com isso, a festa tomava um sentido de libertação e de nova era para o povo hebreu.

A tradição foi seguida pelo próprio Jesus. Foi Ele quem convidou seus discípulos para essa  comemoração. E eles perguntaram :

- Onde queres que façamos os preparativos para comemorar a Páscoa?

E ele,  então, chamando a Pedro e João, os mandou  dizendo:

- Olha, vocês irão  à cidade  (Jerusalém) e lá encontrarão  um homem, na entrada da cidade, (acredito que próximo ao Portão de Sião) levando um cântaro de água, esse era o sinal de identificação (pois não era costume homens carregar cântaros e, sim, as mulheres).

A história sobre a origem da Páscoa foi tema apresentado, às 8h, aos  80 estudantes, entre 08 e 12 anos, de duas escolas públicas, de João Pessoa, que estiveram na unidade do Projeto SESI Indústria do Conhecimento - Praça da Paz - no bairro do Bancários na capital.

Depois da aula, os alunos participaram de atividades lúdicas sobre o tema. Brincadeiras, cantigas de roda, confecção de máscaras, pinturas e adivinhações fizeram parte desse enredo divertido. O encerramento aconteceu com a distribuição de lembrancinhas e ovinhos de chocolate.

Colaboração: Patricia Góis

 

 

Outras Notícias