Compartilhar

CNI

Pequenas empresas, grandes mercados: CNI acelera internacionalização brasileira

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de dezembro de 2024

Em dois meses, o convênio entre a representante da indústria e a ApexBrasil promoveu ações estratégicas em quatro países além do Brasil. As iniciativas são focadas em pequenas e médias empresas


Entre outubro e novembro de 2024, nove iniciativas de alcance nacional e internacional marcaram a parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a ApexBrasil para internacionalizar pequenas e médias empresas. As ações, em colaboração com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), promoveram rodadas de negócios e missões para auxiliar as empresas a conquistarem espaço e competitividade no mercado global.

Além de agendas no Pará, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, empresários brasileiros estiveram nos Estados Unidos, na França, em Portugal e na China em busca de negócios.

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a expansão da atuação de empresas brasileiras no mercado internacional por meio de um conjunto de serviços. A iniciativa está nas 26 federações de indústria dos estados e do Distrito Federal, e conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções para os diversos níveis de maturidade das empresas. 

Confira as ações realizadas nos últimos meses:

  • Rodada Internacional de Negócios Híbrida - Amazon Trade, em Belém (PA) 
    Quando: de 9 a 12 de outubro
    Setor: Alimentos e Bebidas
    Liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a rodada de negócios reuniu 11 compradores internacionais e 52 empresas de 11 estados do Brasil, além de representantes institucionais. O principal objetivo foi fortalecer a indústria da bioeconomia brasileira.
     
  • Encontro Internacional de Negócios: Feira Mercopar, em Caxias do Sul (RS)
    Quando: de 15 a 18 de outubro
    Setor: Metalmecânico, Automação Industrial e outros
    Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo Sebrae, o encontro reuniu 21 compradores da América Latina e 18 empresas de seis estados do Brasil, com foco nos setores metalmecânico, automação industrial, máquinas e equipamentos, borracha, plástico, eletroeletrônica, energia e tecnologia da informação, movimentação e armazenagem e serviços industriais. O evento foi realizado para criar oportunidades comerciais e apresentar tendências e tecnologias para promover a inovação na indústria.
     
  • Missão Comercial SIAL Paris, na França
    Quando: de 19 a 23 de outubro
    Setor: Alimentos e Bebidas
    A SIAL é uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas do mundo. A missão que levou 62 participantes à feira foi liderada pela FIERGS, com objetivo de fomentar oportunidades de negócios para empresas brasileiras e apresentar tendências e inovações tecnológicas da indústria alimentícia. A agenda contou com circuitos guiados, visitas técnicas e participação de empresas no Brazil Trade Lounge, no estande da Apex.
     
  • Encontro de Negócios Minas Trend e Encontro de Negócios Virtual de Moda, em Belo Horizonte (MG)  
    Quando: de 21 a 24 de outubro
    Setor: Moda
    Os encontros foram realizados para impulsionar as exportações do setor de moda brasileiro, incluindo roupas femininas, masculinas, infantis e juvenis. Enquanto o Encontro de Negócios Minas Trend reuniu 36 empresas, o Encontro de Negócios Virtual de Moda contou com 32. O primeiro foi organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o segundo foi promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA). 
     
  • Missão Comercial Portugal
    Quando: de 23 a 27 de outubro
    Liderada pela Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), a missão teve 72 empresas em rodadas de negócios presenciais e virtuais com compradores internacionais. Contou com showroom Origem Brasil no Chocolat Festival Internacional, exposição na Casa Brasiliana, além de visitas técnicas a empresas de Porto, com foco na indústria e nos processos produtivos.  
     
  • Missão Comercial Salon du Chocolat, em Paris – França
    Quando: de 28 de outubro a 3 de novembro
    A ação foi liderada pela FIEB e reuniu 39 empresas em workshops preparatórios, rodadas de negócios presenciais com compradores internacionais, além da participação na feira Salon du Chocolat e visitas técnicas.
     
  • Missão Prospectiva à China, em Xangai
    Quando: de 4 a 8 de novembro
    Organizada pela CNI e liderada pela FIEMG, a missão foi realizada para fortalecer a indústria da transformação digital brasileira. A ação contou com 28 empresas, que participaram de workshops virtuais preparatórios, capacitação sobre o ecossistema de inovação chinês, além de visita à feira China International Import Export Expo e visitas técnicas com foco em inovação, comércio eletrônico e transformação digital.
     
  • Missão Prospectiva às Férias SEMA Show e AAPEX, em Las Vegas (EUA)
    Quando: de 4 a 8 de novembro
    A missão reuniu 36 empresas e proporcionou aos participantes uma imersão nas últimas tendências e inovações na indústria automotiva.

Outras Notícias