Entre outubro e novembro de 2024, nove iniciativas de alcance nacional e internacional marcaram a parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a ApexBrasil para internacionalizar pequenas e médias empresas. As ações, em colaboração com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), promoveram rodadas de negócios e missões para auxiliar as empresas a conquistarem espaço e competitividade no mercado global.
Além de agendas no Pará, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, empresários brasileiros estiveram nos Estados Unidos, na França, em Portugal e na China em busca de negócios.
Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a expansão da atuação de empresas brasileiras no mercado internacional por meio de um conjunto de serviços. A iniciativa está nas 26 federações de indústria dos estados e do Distrito Federal, e conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções para os diversos níveis de maturidade das empresas.
Confira as ações realizadas nos últimos meses:
- Rodada Internacional de Negócios Híbrida - Amazon Trade, em Belém (PA)
Quando: de 9 a 12 de outubro
Setor: Alimentos e Bebidas
Liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a rodada de negócios reuniu 11 compradores internacionais e 52 empresas de 11 estados do Brasil, além de representantes institucionais. O principal objetivo foi fortalecer a indústria da bioeconomia brasileira.
- Encontro Internacional de Negócios: Feira Mercopar, em Caxias do Sul (RS)
Quando: de 15 a 18 de outubro
Setor: Metalmecânico, Automação Industrial e outros
Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo Sebrae, o encontro reuniu 21 compradores da América Latina e 18 empresas de seis estados do Brasil, com foco nos setores metalmecânico, automação industrial, máquinas e equipamentos, borracha, plástico, eletroeletrônica, energia e tecnologia da informação, movimentação e armazenagem e serviços industriais. O evento foi realizado para criar oportunidades comerciais e apresentar tendências e tecnologias para promover a inovação na indústria.
- Missão Comercial SIAL Paris, na França
Quando: de 19 a 23 de outubro
Setor: Alimentos e Bebidas
A SIAL é uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas do mundo. A missão que levou 62 participantes à feira foi liderada pela FIERGS, com objetivo de fomentar oportunidades de negócios para empresas brasileiras e apresentar tendências e inovações tecnológicas da indústria alimentícia. A agenda contou com circuitos guiados, visitas técnicas e participação de empresas no Brazil Trade Lounge, no estande da Apex.
- Encontro de Negócios Minas Trend e Encontro de Negócios Virtual de Moda, em Belo Horizonte (MG)
Quando: de 21 a 24 de outubro
Setor: Moda
Os encontros foram realizados para impulsionar as exportações do setor de moda brasileiro, incluindo roupas femininas, masculinas, infantis e juvenis. Enquanto o Encontro de Negócios Minas Trend reuniu 36 empresas, o Encontro de Negócios Virtual de Moda contou com 32. O primeiro foi organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o segundo foi promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA).
- Missão Comercial Portugal
Quando: de 23 a 27 de outubro
Liderada pela Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), a missão teve 72 empresas em rodadas de negócios presenciais e virtuais com compradores internacionais. Contou com showroom Origem Brasil no Chocolat Festival Internacional, exposição na Casa Brasiliana, além de visitas técnicas a empresas de Porto, com foco na indústria e nos processos produtivos.
- Missão Comercial Salon du Chocolat, em Paris – França
Quando: de 28 de outubro a 3 de novembro
A ação foi liderada pela FIEB e reuniu 39 empresas em workshops preparatórios, rodadas de negócios presenciais com compradores internacionais, além da participação na feira Salon du Chocolat e visitas técnicas.
- Missão Prospectiva à China, em Xangai
Quando: de 4 a 8 de novembro
Organizada pela CNI e liderada pela FIEMG, a missão foi realizada para fortalecer a indústria da transformação digital brasileira. A ação contou com 28 empresas, que participaram de workshops virtuais preparatórios, capacitação sobre o ecossistema de inovação chinês, além de visita à feira China International Import Export Expo e visitas técnicas com foco em inovação, comércio eletrônico e transformação digital.
- Missão Prospectiva às Férias SEMA Show e AAPEX, em Las Vegas (EUA)
Quando: de 4 a 8 de novembro
A missão reuniu 36 empresas e proporcionou aos participantes uma imersão nas últimas tendências e inovações na indústria automotiva.