Pesquisa revela produção em queda com acúmulo de estoques na PB

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 29 de novembro de 2011

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), divulgou em novembro o resultado da Sondagem
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), divulgou nessa terça-feira, 29/11, o resultado da Sondagem Industrial referente ao mês de outubro de 2011. O documento apresenta a evolução das atividades industriais, apontando os números da produção, a margem de lucros e de empregados, além do estoque de produção e expectativas da indústria paraibana.

A Sondagem Industrial é composta por indicadores que variam de 0 a 100. Os valores acima de 50 pontos indicam fatores de ordem positiva como crescimento, utilização da capacidade instalada maior que o usual, estoque acima do planejado, satisfação com o lucro e com a situação financeira ou facilidade de acesso ao crédito.

De acordo com o estudo divulgado, o percentual de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na Paraíba continua em 78% com o indicador de estoques de produtos finais em 56,6 pontos, o que evidencia o acúmulo em relação ao planejado. O indicador de evolução do nível de estoques também aumentou de 55,4 para 58,8 pontos, ficando acima do Nordeste (NULL,7) e Brasil (NULL,4).

Apesar do acúmulo de estoques, a produção industrial recuou em outubro, passando de 54,5 pontos para 46,9. Segundo a Sondagem, todos os indicadores de expectativas da indústria paraibana sofreram queda e atingiram os valores mais baixos desse ano. O indicador de expectativas quanto ao número de empregados caiu de 52,6 para 50,5 pontos, já o de compras de matéria-prima recuou para 51,7 pontos.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa elaborada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelas Federações de Indústrias de 24 Estados brasileiros, entre eles a Paraíba. O estudo tem como objetivo gerar indicadores de tendência e de satis­fação do empresário, permitindo acom­panhar a evolução recente da indústria.

Os resultados são importantes para a análise de curto prazo do desempenho da indústria brasileira, além de permitir avaliar o comportamento dos estoques de produtos finais, a situação financeira das empresas, os principais problemas enfrentados pelas indústrias e as expectativas dos empresários.

A Sondagem Industrial da Paraíba (mês de outubro) teve como base a aplicação de questionários em 42 empresas do Estado, sendo 26 de pequeno porte e 16 de médio/grande porte. Os dados foram coletados no período de 01°a 18 de novembro desse ano.

Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5347.

Confira aqui a Sondagem completa.