Compartilhar

Pilates: o SESI Academia revela os segredos da modalidade que tomou conta das academias

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 06 de julho de 2007

A moda pegou... Agora, só o que se fala nas academias de todo o país é no "tal Pilates". Mas, afinal

Flexibilidaden concentração e alongamento
Flexibilidaden concentração e alongamento
A moda pegou... Agora, só o que se fala nas academias de todo o país é no "tal Pilates". Mas, afinal, de que se trata? Quais são os benefícios dessa nova modalidade de exercícios que contagiou os adeptos da atividade física?

Para responder a essas perguntas, a equipe de reportagem da Unidade de Comunicação do Sistema FIEP visitou as unidades do SESI Academia na Paraíba, localizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, as quais introduziram o Pilates nas modalidades oferecidas aos industriários, dependentes e à comunidade em geral.

CONCEITO – O método Pilates, homenageia o criador dos exercícios, o alemão Joseph H. Pilates, cuja vertente buscava desenvolver um sistema de atividades físicas que resultassem nos equilíbrios corporal e mental, ao mesmo tempo em que o corpo transforma-se em uma estrutura forte, alongada e flexível. Para tanto, os exercícios fortalecem os músculos fracos, alongam os que estão encurtados, aumentando a mobilidade das articulações. Mas, atenção para os princípios básicos do Pilates: concentração, respiração, alinhamento, controle e fluência dos movimentos. De olho nessas dicas, os adeptos do novo sistema adquirem a tonificação do corpo de maneira elegante e harmoniosa.

Reformer, equipamento com molas
Reformer, equipamento com molas
ESTRUTURA – Em grupos pequenos ou individualmente,as aulas são ministradas em salas fechadas, máquinas equipadas com molas ou pranchas de nomes esquisitos, como Cadillac, Combo Chair, Reformer entre outros. A estrutura permite, portanto, a prática de exercícios suaves, com pouca repetição, aparelho anatômicos, pouco desgaste físico e construção de uma postura correta e natural.

RECOMENDAÇÕES – O Pilates é um sistema de exercício sem preconceitos. Pessoas a partir dos 12 anos, em qualquer nível de condicionamento físico, podem praticar a modalidade. O método que existe, desde 1926, faz efeito a partir das 10 primeiras aulas, que proporcionam a reestruturação da postura, por meio do condicionamento físico.

Corpo forte e alongado
Corpo forte e alongado
BENEFÍCIOS – Os benefícios proporcionados pelo Pitates são muitos: maior resistência física e mental, controle e correção postural, flexibilidade, força e tônus muscular, alívio de estresse e dores, melhor coordenação motora, oxigenação do sangue, melhor respiração e concentração.

Outras Notícias