Compartilhar

Porto de Cabedelo: Vamos gritar por um Calado!

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 28 de janeiro de 2008

O slogan da campanha, encabeçada pelo Sistema FIEP, é uma metáfora relacionada à instalação portuári

Porto de Cabedelo
Porto de Cabedelo
Porto de Cabedelo: "Vamos gritar por um Calado!". O slogan da campanha, encabeçada pelo Sistema FIEP, é uma metáfora que se refere à instalação portuária mais oriental do país, localizado a 18 km de João Pessoa.

O Porto que fica à margem direita do estuário do rio Paraíba do Norte, em frente à Ilha da Restinga, na parte noroeste da cidade de Cabedelo, já teve a interdição do Armazém 4 decretada. Notícia destaque no mundo portuário. A medida foi tomada pelo Ministério do Trabalho por causa das péssimas condições de segurança, oferecidas aos cerca de 600 portuários avulsos que se apresentam para os serviços de carga e descarga no cais.

Carga e descarga
Carga e descarga
Outro problema do porto é o calado, que é a profundidade disponível para atracação de navios. Portos com grandes calados são portos que têm possibilidades de receber grandes navios. O Porto de Cabedelo é um dos que têm o menor calado do país. A preocupação dos empresários reside no fato do Porto de Cabedelo, hoje em dia, perder dinheiro e cargas para os portos pernambucanos de Suape e Recife. Portanto, a ampliação da dragagem e do calado do Porto de Cabedelo, objetivando conferir à unidade portuária, maior competitividade para o atracamento de grandes embarcações, também é necessária. Por conta disso, o Porto é assolado pela falta do próprio trabalho.

O complexo, segundo os trabalhadores, só recebe dois ou três navios com boas mercadorias. Nos outros dias não há embarcações. "Nenhum de nós sobrevive só do cais. Tem muito portuário avulso que também é pescador, outros tantos se viram com um comércio para sustentar a família, ou arrumam serviço em obras ou supermercados", disse o presidente do Sindicato dos Portuários de Cabedelo (Sindport), José Ramos Gomes Viana.

Outras Notícias